Como deixar os teus familiares tranquilos antes de viajar

Vais viajar, vais passar uma temporada fora, não importa onde, quando e quanto tempo…os teus familiares mais próximos vão ficar um pouco preocupados, nervosos e alguns até podem ficar com “o coração nas mãos”. E embora eu não tenha uma poção mágica para fazer desaparecer essa “angústia”, existem algumas estratégias que podem amenizá-la, por isso se a tua mãe é “muito chata” quando estás longe dela, aplica os conselhos que te vou ensinar neste artigo.

Primeiro, pensa em 1 ou 2 pessoas muito importantes para ti, vamos imaginar que são o teu pai e a tua mãe: uns dias antes de ires para fora, envia-lhes por whatsapp os dados do teu alojamento (morada e duração da estadia) e os números e datas dos voos. Aliás, até podes pedir aos teus pais que instalem a aplicação flightradar24 para que possam acompanhar o teu voo em tempo real!

Segundo, partilha com eles, os contactos e moradas das embaixadas/consulados dos países onde vais estar: essa informação pode ser encontrada aqui e aqui. Já agora aproveito e deixo-te os números e o email de emergência consular +351 961706472 e/ou +351217929714, email gec@mne.pt.

Terceiro, as novas tecnologias são realmente fantásticas, no entanto deixa todos os detalhes da tua viagem/estadia em formato papel… sim, eu sei que podes partilhar tudo pelo whatsapp, no google drive, na nuvem virtual,…mas acredita que num momento de stress, será bem mais fácil consultar tudo num papel e pronto. Nesse papel impresso ou escrito à mão deves incluir: morada do alojamento / dados dos voos / contactos da embaixada/consulado e qualquer outra informação que aches fundamental consoante cada caso individual.

Quarto, a noção de distância do século XXI … “Como assim Vasco?” – Hoje em dia viajar para longe não significa “estar longe”, e não me refiro às novas tecnologias (já vou falar disso mais à frente), estou a falar da relativização da distância… Estou a falar grego? Passo a explicar: Um voo de Lisboa para Recife dura 7h – 5839 km, enquanto que uma viagem de bus entre Lisboa e Madrid dura 8h – 624 km, ou seja, voar para o Brasil pode “ser mais perto” do que apanhar um bus para o país ao lado…. sim eu sei, estás no outro lado do mundo no Brasil, mas caramba, neste caso demoras menos a chegar lá do que a Madrid…isto “vale o que vale” mas é um bom exemplo, já que com a quantidade de oferta de voos hoje em dia, consegues chegar a qualquer lugar no planeta “num abrir e fechar de olhos” (haja dinheiro)!

Quinto, vais viajar a solo? Não há problema, partilha com os teus familiares mais próximos, exemplos de contas de instagram que fazem isso (aqui o Vasquinho por exemplo), mostra-lhes youtubers que fazem isso e explica-lhes que viajar a solo é apenas ir sozinho do ponto A ao ponto B, porque com a quantidade de aplicações, viajantes a solo, eventos nas cidades, ofertas de tours, hosteis etc etc que há por esse mundo fora, só estás sozinho(a) se quiseres. Lê este artigo sobre amizades pelo mundo enquanto viajas a solo para aprender mais.

Sexto, o mundo é muito mais seguro do que a gente pensa… o problema é que o teu pai passa o dia a ouvir notícias, e se apenas basear-se nisso, até Lamego vai parecer um campo de batalha. Eu, pessoalmente não perco muito tempo a ler notícias e recuso-me a ver noticiários na televisão, bastam 5 minutos de scroll pelo site da euronews e chega. Queres um exemplo concreto e fácil de entender? O Vasco dá: a Nova Zelândia é dos países mais seguros do mundo, mas experimenta ver os noticiários neozelandeses durante 1 semana e aquilo vai parecer um autêntico inferno perigosíssimo. Entendes onde quero chegar? Claro que há lugares inseguros no mundo, óbvio que tens que ter cuidado em todos os cantos do planeta, mas basta usar o bom senso, pedir conselhos aos locais e ser uma pessoa ciente do lugar onde está e garanto-te que a probabilidade de te acontecer algum azar será bem escassa e reduzida.

Sétimo, isto aconteceu comigo: “Vasco não vás para a Sérvia sozinho, é perigoso devido ao conflito com o Kosovo” – disse-me a minha avó depois de ter visto uma notícia no Correio da manhã… Ou seja, uma pessoa que nunca foi à Sérvia e que se baseou numa má notícia iria condicionar a minha viagem? Isto faz-me lembrar aquele conselho sábio “não aceites conselhos construtivos de quem nunca construiu nada”. Devemos escutar a opinião dos mais velhos (máximo respeito sempre), no entanto temos que ter cuidado com algumas opiniões que, muitas vezes, não têm lógica e são dadas para nos “proteger” tendo como base o medo que nos aconteça alguma coisa…

Oitavo: novas tecnologias: como já deves saber e principalmente fora da União Europeia, é uma péssima ideia usar o teu cartão SIM português, já que isso implicaria gastar muitíssimo dinheiro em chamadas, mensagens e dados móveis, mas não te preocupes, podes aprender mais sobre isso aqui neste artigo. Bem, mas retomando o oitavo ponto, certifica-te que o teu pai, mãe, avós… (enfim, os teus familiares e amigos mais próximos) tenham um telemóvel android ou iOS com whatsapp, facebook messenger, facetime ou viber. E porquê? Porque dessa forma consegues fazer chamadas através do wifi ou usando o pacote de dados móveis do plano do país onde estás sem gastar uma pipa de massa e ainda melhor: faz chamadas em vídeo para que te sintas “mais próximo” dos teus entes-queridos. E não aceito desculpas – tu consegues ensinar os teus avós a mexer no telefone, nem que tenhas que deixar o passo a passo detalhado num papel, é que assim enquanto estiveres na praia no México consegues fazer uma video-chamada com a tua avó, e acredita, eu já fiz isso e ganhei o dia! Só uma nota extra: eu creio que o governo português tem um projeto interessante para ajudar a população a ficar “menos leiga” no digital, olha vê aqui.

Oitavo 2.0: espero que já tenhas um grupo de família no whatsapp. Já tens? Ótimo, então nunca te esqueças de avisar no grupo, quando aterras, quando chegas ao alojamento e se está tudo bem contigo, é um pequeno gesto que pode provocar um grande alívio para quem está longe mas sempre contigo, para o que der e vier…

Pronto, já “chega de me armar em coach”, espero que a partir de agora comeces a ter mais atenção aos detalhes que aprendeste neste artigo e como o meu pai diz “um dia quando tiveres filhos vais entender”. Uma coisa é certa: amigos, colegas de trabalho, namoradas e namorados , clientes , conhecidos, vizinhos… todas essas pessoas que passam na nossa vida, ficam x dias, semanas, meses ou anos nela, mas a família estará sempre, cuida-a e valoriza-a sempre!

Em suma, qualquer dúvida ou questão fala comigo no instagram. E aproveita o tempo livre e vai visitar os teus familiares amanhã ou depois de amanhã, eles estão com saudades tuas, tantas mas tantas saudades que nem imaginas!

Vá, vou comprar uma sopa de letras e um chocolate e vou à casa da minha avó, xau, um abraço!

Deixe um comentário