O que fazer em caso de bagagem desviada ou perdida no aeroporto?

Malas perdidas, desviadas, danificadas, extraviadas, qualquer coisa terminada em “ada” poderão vir a ser um verdadeiro pesadelo para qualquer viajante (espero mesmo que nunca passes por isto…)

Milhares de malas são perdidas e danificadas todos os anos, por isso é mesmo essencial que conheças os teus direitos perante as companhias aéreas para ficares “fino como o aço” como diria o meu pai.

Primeiro, que problemas e situações podem ocorrer quando viajas com bagagem de porão?

*A bagagem de porão é também conhecida como bagagem despachada. Refere-se a qualquer mala grande que um passageiro quer levar no seu voo no compartimento de carga do avião, ou seja, a mala não vai ao teu lado no assento.*

1 –  a tua mala não aparece no famoso tapete de recolha de bagagem.

2 – a tua mala aparece no tapete, mas com um atraso considerável e muito depois das malas dos outros passageiros.

3 – A mala aparece, mas por algum motivo,  está danificada ou partida (amolgadelas, mossas, arranhões, pegas ou rodas partidas…) enfim, não está como deveria estar.

Digamos que estas 3, são as situações mais comuns.

Ok, entendido e agora ?

Se a tua bagagem se extraviou ou chegou danificada, deverás reclamar junto da tua companhia aérea (no respetivo balcão), no prazo legal de 7 dias a contar da data de entrega da bagagem, ou de 21 dias se tiver recebido a bagagem com atraso.

Em termos monetários, o montante da indemnização por bagagem perdida pode ir até 1.400 euros por passageiro. Mas para garantir a maior compensação possível e facilitar todos os procedimentos, é necessário executar corretamente todas as etapas, por isso fica por aí para perceberes tudo direitinho!

Como proceder “direitinho” então? Vais aprender passo a passo (etapa por etapa)

1 – Vai o mais rapidamente possível ao balcão de atendimento ao cliente da companhia aérea na qual voaste (por exemplo, se voaste na TAP, vai ao balcão da tap).

2 – Enquanto te diriges ao balcão, tem à mão, os teus documentos preparados, como o teu passaporte, cartão de cidadão, cartão de embarque, recibo da reserva…idealmente tudo dentro de um dossier, e se já me acompanhas no instagram, sabes perfeitamente que deves imprimir os bilhetes de avião, precisamente por causa destas situações , entre outras…ou seja, deves ter tudo em formato digital + papel.

3 – Enquanto estiveres a falar com a funcionária da companhia aérea, descreve o teu problema e solicita um Relatório de Irregularidade de Bagagem (P.I.R.), vê um exemplo da Air Europa aqui.

Basicamente vais preencher os teus dados pessoais, número de voo e detalhes da bagagem. E tal como no exemplo anterior da Air Europa, cada companhia aérea costuma ter esta informação nos seus respetivos sites oficiais.

Ah, agora deixa-me dar-te um conselho de amigo, tira foto ao formulário depois do preencheres porque quanto mais provas reunires e preservares, melhor!

4 – Nesse mesmo formulário, escreve a tua reclamação da forma mais clara e detalhada possível (imagina que estás a escrever uma composição de português no teu exame do 12ºano).

5 – Se a tua reclamação tem a ver com bagagem danificada ou partida, guarda os detalhes do voo para facilitar o processo burocrático da reparação ou compra de bagagem nova. Além disso, se tiveres a fatura original da compra da mala (algures guardada numa das tuas gavetas), também será de extrema utilidade. Já sabes, quanto mais provas, melhor.

6 – Se tiveres contratado um seguro de viagem (como por exemplo o da IATI), informa-os imediatamente da situação. Lê mais informações aqui.

7 – Se por algum motivo, a companhia aérea não te está a facilitar o processo ou caso não obtenhas nenhuma solução, podes envolver a Airhelp, tens toda a informação aqui.

Ok Vasco e que dicas me podes passar, para evitar problemas com a bagagem de porão?

1 – Dica óbvia e estúpida: não viajes com bagagem de porão. Por exemplo, eu mesmo que passe 1 mês a trabalhar remoto de qualquer lugar, 1 mochila + 1 mala (dentro da medida permitida como bagagem de mão) chegam-me perfeitamente. No entanto, entendo que isto não se aplica à maioria das pessoas.

2 – Informa-te cuidadosamente sobre as condições de peso e medidas permitidas por cada companhia aérea (nos sites das mesmas), tanto para bagagem de mão como para bagagem de porão, e respeita as medidas ao máximo, (ps: não é 1 nem 5 cms a mais que vão fazer diferença, mas não abuses).

3 – Faz uma lista do que está dentro da bagagem de porão e/ou grava um vídeo do que levas lá dentro. Além disso, tira uma foto tua com a mala, sim leste bem! Uma selfie com a mala , para que qualquer funcionário do aeroporto saiba associar a mala a ti e assim fica bem mais fácil identificá-la!

4 – Contrata um seguro de viagem (vê o exemplo da IATI que passei no ponto 6 anteriormente)

5 – Se vais transportar artigos de elevado valor, faz uma declaração do valor da bagagem. Vê este exemplo da Air Europa para saberes como funciona esse processo.

6 – Tira uma foto da tua mala antes da viagem e marca-a com uma estrela na galeria do teu android/iOS, para que fique na secção “favoritos” das fotos do teu telefone.

7 – Compra um cadeado TSA e usa-o para proteger as tuas malas/mochilas. Os cadeados TSA Travel Sentry® Approved permitem a abertura e inspeção da bagagem nos controlos de segurança dos aeroportos dos Estados Unidos e de outros países sem danificar a mesma. Basta escrever “cadeado tsa” no Google e verás diversas lojas online onde podes comprar 2 (um para ti e outro para mim). 

Bem, antes de ires à tua vida vamos resumir as ideias: se à chegada ao aeroporto do teu destino final tiveres problemas de bagagem (bagagem perdida, bagagem atrasada ou danificada), notifica a companhia aérea, solicita o formulário PIR para cada passageiro e guarda todos os documentos, faturas, fotografias, etc etc…que possas vir a precisar para suportar a qualidade da reclamação (isto soou bem agora).

Finalmente, se quiseres aprender ainda mais sobre como viajar de forma inteligente, entra no curso essencial em viagem aqui!

Deixe um comentário