Como passar o tempo dentro do avião

Se estás aqui é porque o tempo dentro do avião não passa propriamente a voar no teu caso…(ainda agora comecei e já tinha que soltar uma piada estúpida), mas vamos falar a sério, e aprender algumas coisas úteis que podes fazer para te entreteres durante uma viagem de avião!

Dependendo da companhia aérea que escolheres para voar, algumas têm entretenimento a bordo e outras não, por isso, se fores passar x horas dentro de um avião, é fundamental tirar bom proveito das horas se não fores daquelas pessoas que consegue dormir facilmente a x metros de altura.

1 –  Livros: mesmo para quem acha que ler é uma “seca”, não existe melhor desculpa no mundo para começar a ler estando num avião, experimenta…podes levar algum de ficção ou então algo que seja útil para o teu emprego atual! Bem, se não quiseres transportar um livro físico, podes sempre comprar um kindle ou levar artigos, textos ou livros em formato pdf no teu telemóvel. Outra coisa, eu sou o primeiro a defender o formato digital e a maioria da informação está, de facto, online, no entanto se fores (por exemplo) para a Islândia, podes sempre comprar um guia da Lonely Planet desse país e assim no avião vais lendo mais coisas, e a vantagem é que a informação está extremamente bem resumida e organizada nesse tipo de guias em formato papel.

2 – Fotos, prints, aplicações, documentos, vídeos e tralha no telefone: de certeza que tens muita coisa na memória do telefone que já não precisas, por isso aproveita a viagem para apagar tudo aquilo que já não faz falta! Em alternativa cria pastas ou álbuns com diferentes nomes das tuas viagens e momentos especiais para teres tudo bem organizado: “roma junho 2022”, “casamento em Lamego 2021″ ,”o meu cãozinho lindo”, “tio Pedro bêbado no casamento da Laura”. Estes exemplos não são baseados em factos reais, infelizmente nunca realizei o sonho de ir a Lamego e o meu tio não se chama Pedro.

3 – Filmes e mais filmes: se o avião tiver entretenimento a bordo, terás oportunidade de ver vários filmes, documentários e séries, logo, assunto resolvido. Caso contrário, podes sempre descarregar filmes (se tiveres essa oportunidade) e vê-los offline durante um voo no teu tablet, computador ou telemóvel.

4 – Jogos: sudoku, solitário, quem quer ser milionário, sopa de letras, 2048, damas, angry birds…a lista nunca mais acaba. Joga vários a solo ou com mais uma pessoa e assim matas o tempo durante o voo e ainda te entreténs durante horas a fio…

5 –  Escrever (não, eu não estou a escrever isto num avião): se tens por hábito escrever um diário, textos de reflexões, objetivos de vida, artigos, sonhos, enfim, seja o que for, podes sempre fazê-lo durante um voo. 

6 – Tarefas pendentes do trabalho: tens alguma coisa por fazer no trabalho? Pode ser feita no avião? Então aproveita o voo para isso, pelo menos não tens desculpa para evitar alguma tarefa chata.. é isso ou olhar para o vizinho do lado a ressonar…

7- Dormir: “olha que novidade”, mas há uma coisa que podes comprar que faz toda a diferença, estou a falar das almofadas de viagem, pois claro, como esta aqui. Também há quem necessite de medicação, tanto para conseguir dormir como para se acalmar, visto que a aerofobia é bastante comum, no entanto, sobre essa parte médica não me compete a mim falar, consulta um profissional qualificado!

8: Aprender um idioma novo: Inglês? Mandarim? Espanhol? Quer seja vendo filmes com legendas no idioma que queres aprender ou lendo livros nesse idioma, podes aproveitar o tempo durante o voo para aprimorar os teus conhecimentos linguísticos (que fino que isto soou).

9: Lê o plano de viagem do caraças: eu escrevi um livro (ebook) com várias dicas sobre como podes preparar as tuas viagens da melhor forma possível para que não te escape nenhum detalhe. Vais ficar um expert em viagens! Vê aqui.

Conselhos extra, que nada têm a ver com ocupação de tempo, mas que serão úteis durante um voo:

A – depois de passares pela segurança, compra uma garrafa de água. Mesmo que haja serviço a bordo, é essencial que te mantenhas hidratado e que tenhas água à tua disposição durante todo o voo. Na minha opinião, um voo de 2-11 horas sem uma garrafa de água é receita para o desastre, e comprar uma garrafa no aeroporto, quer custe 2, 5 ou 10 euros, é um “mal necessário” e esse dinheiro deve ser visto como investimento e não como um gasto… não sejas forreta na tua saúde e bem estar por amor de Deus!

A1 – fui tomar um cafézinho e lembrei-me desta: leva uma ou duas barras de cereais ou proteicas na mochila, assim caso te dê a fome no avião, consegues resolver esse problema. Nem imaginas a quantidade de vezes que esse “snackzinho” já me salvou quando “bate aquela larica”.

B – 2 canetas: caso o país para onde estás a voar requeira preenchimento de burocracia e papelada, tais formulários às vezes são entregues durante o voo, logo, se tiveres uma caneta será mais fácil preencher tudo sem depender da caneta dos outros nem correr o risco de só conseguir preencher a papelada quando já estiveres no aeroporto do destino final…

C – É o último ponto, caso contrário mais vale escrever outro artigo (a rir de desespero): nunca te esqueças de levar 2 pacotes de lenços de papel: quer precises de limpar algo (imagina que acaba o papel na casa de banho), assoar o nariz ou dar a alguém que necessite, essa pequena “caixa mágica de lenços multi-usos” pode fazer toda a diferença durante um voo!

Pronto, não te esqueças de ir lavar os dois copos que ficam sempre na pia e se tiveres mais alguma sugestão ou ideia de como passar o tempo dentro de um avião, fica à vontade para me enviar mensagem por instagram. Eu escrevo e crio muito conteúdo, mas também aprendo muito contigo aí desse lado.

Xau, xau e não te esqueças dos copos que estão na pia! Bons voos!