Deixar a casa segura antes de viajar

Quando vais viajar, quer seja durante poucos dias ou vários meses, é fundamental deixar a casa segura antes de ir embora, ou pelo menos dar a entender que está sempre alguém em casa, por isso neste guia, vou-te passar algumas sugestões do que podes fazer para ires de férias (ou passar uma temporada longe) com a maior tranquilidade do mundo. Lê tudo direitinho e aplica as dicas que fizerem sentido para ti!

Digamos que não vou criar um enredo como noutros artigos que escrevi, vou só soltar ideias aleatórias e quando achares que alguma faz sentido, usa-a!

1 – Transmite a ideia que está sempre alguém em casa. Se vives num apartamento diz ao teu vizinho de confiança que vais estar fora durante x tempo e que, caso seja necessário, ele (ou alguém que more com ele) pode usar o teu lugar de estacionamento da garagem enquanto estás fora, e desse modo, aos olhos de todos os outros vizinhos, darás a ideia que estás em casa.

2 – Antes de saíres de casa verifica que está tudo trancado, tanto portas como janelas, e até podes levar as chaves de cada divisão (chave do quarto, da sala, do outro quarto) num estojo dentro da tua mala.

3 – Considera comprar uma câmara, tipo esta aqui (TP-LINK Full HD WiFi Tapo C200) – Pode servir tanto para vigiar bebés, crianças, idosos e a própria casa. E tudo através de uma aplicação para telemóvel.

4 – Deixa 2 ou 3 peças de roupa no estendal para parecer que está gente em casa.

5 – Manda fazer ou compra uma placa que diga “vigilância 24 horas” e mesmo que não exista vigilância, quem não vive no teu prédio/casa não sabe disso, como tal, isso pode dissuadir qualquer pessoa mal intencionada…

6 – Pesquisa mais sobre dispositivos de automação, como shelly ou sonoff. As pessoas utilizam os produtos da Shelly para tornar as suas casas inteligentes. Ou seja, podes controlar a iluminação, estores, tomadas entre outros por app ou por comandos de voz. Portanto, enquanto estás fora, podes programar que a luz da cozinha fique ligada durante x tempo a tal hora, e no outro dia, a luz do quarto ficar ligada de x até x hora. Enfim, sê criativo.

7 –  Instala uma câmara de videovigilância na entrada da casa, até podes comprar uma falsa se não quiseres gastar num sistema real. Logo, mais vale ter alguma coisa do que nada, não achas?

8 – Desliga a torneira de segurança da água, porque no caso de haver alguma fuga ou um cano que rompa de forma imprevisível, se já tiveres a torneira de segurança desligada, nunca terás despesas extra (evitarás uma inundação portanto). 

9 –  No caso de teres uma câmara de videovigilância real, algumas conectam-se com aplicações e sempre que alguém se aproximar da câmara, vais receber um alerta no teu telemóvel.

10 – Se souberes lidar com o quadro de eletricidade, convém desligar tudo (ou quase tudo) e também deves tirar todos os fios das tomadas de casa. 

11 – Enquanto viajas por aí, se estiveres a publicar fotos/stories nas redes sociais, inventa uma “mentira piedosa”, ou dá a entender que estará sempre mais alguém em casa, mesmo que seja mentira. Ex: story a passear em Varsóvia – legenda do story: “em Varsóvia, mas já com saudades do meu gato, felizmente está a ser bem alimentado lá em casa”. Sê criativo com as ideias!

12 – Ter um alarme é útil, visto que as câmaras deixam de funcionar se não houver energia, já o alarme funciona sem eletricidade e está ligado a uma central 24 horas por dia.

13 – Nunca deixes as persianas totalmente fechadas (isso já depende de cada um).

14 –  Deixa um par de sapatos ou chinelos na porta de casa (em cima do tapete da entrada) ou na varanda /berma da janela e assim podes dar a entender que está sempre alguém em casa.

15 –  Se tiveres persianas elétricas, podes programá-las para fecharem e abrirem a x ou y hora.

16 –  Temporizador de tomadas: é parecido com as persianas, mas nesse caso aplica-se às luzes que podem ser programadas para serem desligadas e ligadas a x ou y hora.

17 –  Televisão: a mesma coisa, podes definir no temporizador quando esta desliga-se ou liga-se automaticamente, assim, sempre haverá um barulhito dentro de casa.

18 – Pedir a um vizinho de confiança ou a algum familiar para ir esvaziando a caixa de correio, visto que uma caixa de correio cheia significa que não está ninguém em casa, logo evita passar essa sensação…

(Pausa para beber água…), deves ter reparado que algumas dicas contradizem-se, e é normal, eu quero que leias as 18 e que apliques as que fizerem sentido para ti, são dicas para todos os bolsos e todos os gostos. Sugestão de amigo: antes de ires de viagem, ativa um lembrete no teu telefone para leres este artigo 1 dia antes da mesma e assim nunca mais te vais esquecer de nada. 

Se tiveres alguma dúvida ou se quiseres fazer algum pedido de conteúdo, é só enviar uma mensagem pelo instagram, e já que estás aqui lê outros artigos que escrevi!

Deixe um comentário