Como reservar um Airbnb?

Olá para ti desse lado do ecrã! Já limpaste o ecrã? Estás a usar os óculos? Quero a tua máxima atenção!

Hoje decidi escrever uma espécie de guia de como podes reservar quartos, casas, ou qualquer tipo de alojamento no Airbnb com total confiança para que tenhas a uma boa experiência seja onde for por esse mundo fora!

Decidi escrever este artigo por alguns motivos:

Por um lado já trabalhei no customer support da airbnb (no mercado espanhol)…ainda me lembro desses tempos que fazia noites e tinha vida de morcego, mas enfim foi essa e tantas outras experiências que me permitiram evoluir e ser grato pelo que sou hoje… 

Como trabalhei no suporte do airbnb e uso a plataforma com frequência para efetuar reservas, acumulei bastante experiência a lidar com a mesma. Além disso, ao analisar as perguntas que me enviam diariamente por mensagem no instagram, noto que existe uma espécie de “medo” em usar a plataforma, como tal, está na altura de acabar com isso de uma vez por todas!

Primeiro, o que é o Airbnb?

Foi fundado em 2008, e é um saas/site/app/plataforma (como o quiseres chamar) que permite que donos de imóveis aluguem um quarto ou um apartamento/casa inteira a viajantes como tu e como eu durante x tempo… pode ser durante uns dias, semanas ou meses!

Airbnb é diferente do conceito de um hotel, porque tu vais ficar na casa de um local, e dependendo do tipo de reserva, pode ser um espaço partilhado com o dono ou então um apartamento só para ti, tudo isso pode ser filtrado na pesquisa enquanto procuras todas as opções.

fonte: fourweekmba blog

Isso é tudo muito bonito, mas posso confiar? Não vou ter problemas?

Preciso que entendas uma coisa: assim como o spotify não possui música , nem o uber é proprietário de nenhum carro, o airbnb também funciona nessa onda… é apenas um meio digital para que o dono de casa X a torne visível numa plataforma online para que o viajante Y consiga alugar a casa Z durante x tempo. Se quiseres entender o modelo de negócios com mais detalhe, clica aqui.

Caso tenhas algum problema na reserva, o Airbnb tem uma equipa de suporte disponível 24 horas por dia. E, ”do outro lado da moeda”, os anfitriões (donos das casas e apartamentos) têm um seguro em caso de danos na propriedade. Podes ler mais sobre isso aqui. São dois fatores fundamentais para que, caso surja algum problema, haverá sempre uma solução tanto para o hóspede como para o anfitrião (dono do imóvel).

Antes de reservares seja o que for, deves ler avaliações e comentários de outros hóspedes que estiveram no airbnb que tu queres reservar, além disso também deves enviar uma mensagem ao dono do espaço antes de pagar a estadia e dessa forma já crias uma empatia prévia (mais à frente falarei disto).

O mais importante: por amor de deus, NUNCA PAGUES NADA FORA DA PLATAFORMA. Os scams/golpes/burlas acontecem nestas situações. Por outro lado, se seguires as regras e pagares a estadia dentro da plataforma podes dormir em paz, até porque se houver algum problema durante a estadia (duvido que isso aconteça se souberes escolher bem), seria mais simples solucionar qualquer situação, já que a equipa de suporte do airbnb tem acesso a toda a informação da reserva e às mensagens trocadas entre hóspede e anfitrião.

Eu já fiquei hospedado em vários airbnbs pelo mundo e tenho 0 razões de queixa! Se leres todos os comentários, analisar as avaliações e falar com o dono da casa antes de reservar, garanto-te que terás uma ótima experiência. Ah, mais uma coisinha… Sentes que precisas de uma espécie “reforço de segurança”? Então clica aqui e lê sobre os “super-hosts”.

Como podes entrar em contacto com o suporte da Airbnb caso seja necessário?

Primeiro, vai ao centro de ajuda e provavelmente vais encontrar a resposta à tua dúvida por lá, por outro lado, caso o teu problema ou questão exija a intervenção humana, então basta ligar para este número +351 308 803 888 ou em alternativa escrever pelo chat ou email, clicando aqui.

Ok Vasco, agora quero as tuas dicas!

Por eu ser um usuário frequente do Airbnb e por já ter trabalhado no suporte (já sabemos Vasco), vou então, passar-te as minhas melhores dicas, conselhos ou sugestões com base na minha experiência!

1: Usa todos os filtros disponíveis para encontrares o teu alojamento ideal: desde o tipo de espaço, as comodidades que tem, número de camas, os itens… tens várias opções… No meu caso é um requisito fundamental que tenha a comodidade “espaço de trabalho exclusivo”, porque dessa forma sei que existe um espaço no alojamento com uma boa cadeira e uma mesa para eu trabalhar no computador confortavelmente.

Nota mental: usa e abusa dos filtros, eles são bastante úteis!

2: Envia mensagem ao dono da casa antes de reservar seja o que for!

Na página do anúncio do alojamento, vais ver a opção “contactar anfitrião”. Clica lá, apresenta-te por educação e pergunta se o alojamento está disponível durante a data x até a data y. Não te esqueças de incluir um “obrigado” e um “por favor” na mensagem, é o básico da educação humana…

Em alguns casos é possível reservar e pagar de forma imediata sem ser necessário falar com o dono do espaço primeiro, mas então porque é que haverias de fazer isto? Vou-te apresentar dois argumentos: vamos chamá-los de exemplo A e exemplo B.

A: Mesmo que o calendário do dono da casa esteja visivelmente disponível no airbnb, ele é humano e assim como tu e como eu, também comete erros…E pode calhar ele ter recebido outra reserva pelo booking (por exemplo) ou então não teria o alojamento disponível e esqueceu-se de bloquear o calendário no airbnb. Como essas coisas podem acontecer, ao falares com ele previamente, o dono da casa vai confirmar as datas que tu queres e terás a segurança que o alojamento está realmente disponível durante esses mesmos dias!

B: Enviar uma mensagem ao dono da casa antes de a reservar, mostra que és uma pessoa cuidadosa e educada e que tiveste a amabilidade de investir o teu tempo a escrever ao dono. Quem não gostaria de ter um hóspede assim? Eu se fosse anfitrião iria adorar esta atitude!

3: Lê todos os comentários, lê com muita atenção a descrição do alojamento, vê as avaliações (estrelas de 0 a 5) e usa o filtro de pesquisa para encontrar palavras-chave!

Na página do alojamento , se fores até ao final da mesma podes e deves ler todos os comentários e na parte onde diz “pesquisar comentários” escreve palavras importantes para ti, como por exemplo: “Internet”, “colchão”, “barulho”…, e desse modo encontrarás comentários de outras pessoas que mencionaram essas palavras.

4: Informa-te sobre a política de cancelamento de cada airbnb aqui.

É importante saberes qual a política de cancelamento do airbnb que vais reservar, deves ter em conta que alguns são flexíveis e outros restritos, por isso informa-te sobre este tema se achares que é algo útil para o teu caso.

5: O filtro mais importante é este aqui na imagem em baixo

Ou seja, o “tipo de espaço” é o que vai determinar se tens que partilhar a casa e/ou o quarto com o dono, ou se terás o apartamento/casa só para ti e para quem for contigo!

6: A localização ideal

Só este tema merecia um artigo completo, e se já me segues no instagram, provavelmente saberás que já falei de vários truques sobre isto. Muito resumidamente, é fundamental escolher uma boa localização (que novidade Vasco…), e para isso deves pesquisar no Google com as palavras-chave corretas: “The Best Neighborhoods in nome da cidade for travelers”, “where to stay in nome da cidade”, “3 best areas to stay in nome da cidade”….e sim, pesquisa em inglês para teres mais resultados. Outras dicas seria ver o site nomadlist, pesquisar mais informações em grupos de facebook “portugueses em Madrid” ou “expats in Bangkok” (por exemplo), e perguntar essas informações nesses grupos. Também podes obter mais ideias através de vídeos no youtube. Um conselho de amigo: deves certificar-te que a zona que vais escolher fica acessível para usar transportes públicos (claro que isto depende da localização, se fores para o meio do mato no Uganda, este conselho não se aplica)…

7: Várias opções: como escolher a melhor?

Após aplicares todos os filtros de pesquisa e leres os comentários e a descrição do anúncio como te ensinei, abre separadores diferentes com os teus 3 airbnbs preferidos e a partir daí escolhe o “vencedor”. Tem atenção ao preço, já que não pagas apenas o preço por noite, existem mais taxas (vê um exemplo aqui na imagem):

Na página da reserva no airbnb, podes clicar em cada linha (como podes reparar está tudo sublinhado na imagem), para entender a que se refere cada preço!

8: Negociar o preço: sim ou não?

Na mensagem que envias ao dono do alojamento antes de fazer uma reserva, podes ter a “ousadia” de pedir um desconto. É muito raro eu fazer isto (mas já tentei, como podes ver na imagem abaixo), no entanto se quiseres ficar num lugar pelo menos 1 mês então até pode fazer sentido… e também depende da época do ano, se for temporada alta não tem lógica teres direito a um desconto, agora se fores viajar em temporada baixa, qualquer dono de um airbnb prefere ter uma reserva a não ter nenhuma né? Cabe a ti decidir, até porque um “não” já é garantido, já o “sim” só tentando…Podes ler mais informações disso aqui.

9: Airbnb escolhido – agora vais pagar por isso (no bom sentido)

Isto é como noutro site qualquer, efetuas o pagamento dentro da plataforma e NUNCA FORA DELA. Podes ler mais informações sobre métodos de pagamento e outras regras aqui.

Um conselho de amigo (provavelmente não nos conhecemos pessoalmente mas faz de conta): usa um cartão exclusivamente para compras online para estares sempre com a cabeça descansada, isto porque num mundo cheio de piratas informáticos e hackers, nunca se sabe o que pode acontecer aos teus dados, por isso, se efetuares as compras online com 1 cartão único (1 pré-pago que vais carregando saldo ou 1 virtual ou 1 virtual único descartável) estarás sempre protegido.

10: Pagamento efetuado e agora?

Depois do pagamento ter sido efetuado e confirmado, vais receber o contacto do telefone do dono da casa, as instruções de como lá chegar e claro, a morada do alojamento.

Além disso, é importante guardares o recibo da reserva, caso seja preciso mostrar um comprovativo da mesma na emigração dos aeroportos ou para outros fins. Vê como obter um recibo aqui.

Lembra-te que estarás agora em contacto com um Local e com certeza será a melhor pessoa para te dar conselhos sobre onde comer e o que fazer durante a tua estadia, aproveita esse “luxo”!

11: O teu airbnb = a tua casa

Deixa-me explicar: ficar num airbnb não é como ficar num hotel (já existem exceções mas são poucas). Tu não vais ter serviço de limpeza de quarto, nem troca de toalhas, nem te vão fazer a cama, nem limpeza diária, nem outras regalias que os hotéis têm (na maioria dos casos), portanto, é essencial cuidar do espaço como se estivesses na tua própria casa.

Na hora do check-out, eu faço sempre questão de deixar tudo arrumado, lençóis e toalhas dobradas, lixo no lixo (literalmente), loiça lavada, luzes apagadas e basicamente deixar tudo tal e qual como o encontraste. Óbvio que não é preciso fazeres uma limpeza geral ou a fundo com vassoura, escova, pano, detergente etc etc, no entanto tu entendeste o que eu quis dizer – é ideal que fique limpo e arrumado, apenas isso. Além de ser um gesto educado, isso vai-te garantir uma avaliação de 5 estrelas do proprietário e, consequentemente, vai deixar uma ótima impressão para futuras reservas e até a possibilidade de ter descontos com mais facilidade… o sonho de todos os anfitriões no Airbnb é ter hóspedes (guests) bem comportados, porque eles já apanharam cada um… nem te digo nem te conto…

Conclusão: Espero que depois de todas estas dicas e deste guia que montei para ti já te sintas mais à vontade para reservar 1 airbnb seja em que parte do mundo for! Quando estiveres no México a tomar uma tequila no teu airbnb lembra-te de mim e do que aprendeste aqui, do meu lado terei muita pena de não poder tomar essa tequila contigo…

Bónus: normalmente um anfitrião costuma ter o alojamento publicado no airbnb e às vezes no booking, por isso fica atento ao nome do alojamento que costuma aparecer no topo da página (ex: Old Street Homes – Cozy Duplex) e pesquisa por esse mesmo alojamento em várias plataformas para ver se por acaso fica mais barato reservar no booking ou no airbnb, ou outras!

Depois do que leste, já chegou a hora de reservares um airbnb…, pelo menos uma vez na vida…, “9 em cada 10 dentistas recomendam”. E finalizo o texto, dizendo-te que se quiseres ficar 100% preparado para as tuas próximas viagens, poupar centenas de euros e outras centenas de dores de cabeça, ter uma viagem super otimizada e ter acesso a dicas espetaculares de forma lúdica e organizada, entra já no curso essencial em viagem aqui! Estou à tua espera por lá! Até já!

Se chegaste até aqui, envia-me mensagem com a palavra “airbnb” pelo instagram para eu saber que tiveste atento e que leste tudo até ao fim, se é o teu caso desde já os meus parabéns! Num mundo onde é difícil parar e prestar atenção a algo, eu fico extremamente feliz e grato por teres chegado até este ponto final.

Deixe um comentário