Presta atenção e ignora o mundo exterior durante uns minutos!
Já deves saber que viajar é uma ótima maneira de experimentar novas culturas, conhecer lugares incríveis e acima de tudo ter novas experiências! Sensações autênticas e únicas, como passeios turísticos, degustações de novos alimentos, aulas de culinária, tours de barco, aventuras, museus… muita coisa mesmo…
“Isso é tudo muito bonito, mas eu não sei como reservar ou até mesmo encontrar essas coisas!”. Calma, muita calma, que eu estou aqui para te ajudar: neste guia, vamos explorar juntos, algumas das melhores maneiras para encontrar e reservar tours e experiências por esse mundo fora.
Ps: se estiveres na sanita a ler isto, não te esqueças de lavar as mãos a seguir, obrigado.
Existem dois sites/apps clássicos para reservares tours, excursões e passeios: getyourguide e viator. Tanto num site como noutro (ou nas próprias apps) basta escrever o nome da cidade para onde vais e explorar todas as opções de tours que podes fazer por lá. Podes filtrar por tipo de atividade, ler comentários de outras pessoas, ler a descrição de cada atividade (como por exemplo se inclui recolha e busca no teu alojamento), a duração da mesma, se inclui refeições…enfim, há uma série de coisas que deves analisar!
Um truque pessoal: por exemplo, se estiveres a pesquisar tours em Sevilha pelo getyourguide, repara bem qual é a empresa responsável pelo tour! Porquê , perguntas tu? Porque se a empresa responsável tiver site próprio e se tu reservares diretamente com eles no respetivo site próprio, pode até ficar mais barato do que pela getyourguide, que no fundo acaba por ser uma 3rd party…
Neste exemplo do Getyourguide, dá para perceber que a “Guadaluxe” é a empresa que organiza o passeio, logo terias que ter o cuidado extra de ir procurar no Google se tal empresa tem site próprio e ver onde fica mais barato reservar: getyourguide vs site próprio. Aplica a mesma “tática” se estiveres a pesquisar tours pelo viator (exemplo em baixo).
Claro que também podes reservar passeios quando já estiveres no destino (na receção do hotel por exemplo) ou indo fisicamente a agências locais (podes até já ter feito uma pesquisa prévia no Google maps de negócios locais) ou obtendo essa informação falando com os moradores locais nas lojas, restaurantes, mercados etc etc. E claro, em lugares do mundo mais remotos, onde simplesmente não podes pré-reservar tours online, terás que pagar em cash, saber negociar e perguntar às pessoas certas onde e como fazer x ou y tours, nesse caso o velho ditado nunca falha “quem tem boca , vai a Roma”.
Pronto, o assunto sobre tours e passeios mais “clássicos” fica assim arrumado… Mas, e se quiseres outro tipo de experiências , sei lá, diferentes e até com locais? Calma versão 2.0, eu estou aqui!
Sabias que o site da airbnb, não é só para alojamentos, já que por lá também podes encontrar e reservar experiências com locais?
Ou seja, para além de teres a possibilidade de marcar alojamento, também podes reservar experiências pelo airbnb. Essas experiências são organizadas por anfitriões locais, que são especialistas numa ampla gama de atividades, desde aulas de culinária, degustações de vinho, passeios na natureza, excursões históricas, enfim tens muita escolha (dependendo do lugar)… E tal como no viator ou getyourguide podes explorar essas experiências no site ou app (do airbnb). Para finalizar, deverás ler as descrições dos anfitriões, os horários disponíveis, as avaliações de outros utilizadores e depois reserva a experiência que quiseres! Fantástico, não é?
Continuando, vamos agora falar da app FEVER (não, não tem nada a ver com febre).
A Fever é uma plataforma (app) de descoberta de eventos e entretenimento que te ajuda a saber o que fazer em várias cidades pelo mundo (algumas em Portugal) e dentro da app podes reservar e comprar bilhetes para muita coisa. Através da aplicação Fever, podes explorar e descobrir uma ampla variedade de eventos e experiências, incluindo shows, teatros, exposições, eventos gastronómicos, atividades ao ar livre, etc etc… A plataforma também oferece uma série de recursos e ferramentas para te ajudar a encontrar os eventos mais interessantes e, claro, podes e deves filtrar por categoria, data, preço, localização, entre outros critérios.
Exemplo pessoa: já há algum tempo que queria ter uma experiência de realidade virtual, então escrevi “virtual” no app FEVER, enquanto estava no Porto (a cidade mais bonita do mundo) e por lá encontrei a experiência que queria e paguei a mesma dentro próprio app.
E agora um presente para ti, vou-te dar 5 euros! Se não tiveres a app FEVER instalada, instalá-a, e quando reservares a tua primeira experiência, aplica o código do cupão: VASCOM80146 e ganhas 5 euros de desconto na primeira experiência, quer seja, um bilhete para um museu, um jogo virtual, um ingresso de um evento, seja o que for, na primeira experiência terás 5 euros de desconto! Vê como aplicar o código em baixo.
Bem, continuemos!
Vou-te falar de uma app muito usada em Portugal, a “Viral agenda”. A Viral Agenda é uma app que te ajuda a descobrir eventos culturais e de entretenimento perto de ti. A plataforma reúne informações sobre eventos de várias fontes, incluindo organizadores de eventos, empresas de produção de eventos, locais de eventos e outras fontes. Ou seja, esta app não serve para reservar NADA, é só para saberes sobre coisas interessantes que estão a acontecer perto de ti… Através da app Viral Agenda, podes procurar eventos por data, localização, categoria e outros critérios, além de conseguires criar listas personalizadas de eventos que queres ir!
Continuando…vamos a +1 site, este mais focado em encontros em grupo entre viajantes e não só. A Meetup é uma plataforma online (também tem app) que te ajuda a encontrar eventos, atividades, grupos de discussão e encontros pessoais em torno de determinados interesses. Ex: se és fã de filosofia moderna (inventei isto), provavelmente poderá haver um grupo de pessoas online ou presencial que fale disso.
Através do app/plataforma Meetup, também poderás criar novos grupos para compartilhar interesses ou hobbies específicos e convidar outros usuários para se juntarem a eles. Em suma, a plataforma permite que os usuários organizem eventos e encontros, permitindo que pessoas com os mesmos interesses se possam encontrar, tanto pessoalmente como virtualmente. Vê a imagem em baixo para veres 1 exemplo de atividades no Norte de Portugal (usei a cidade invicta e Braga como exemplo).
Nota: também podes instalar a app eventbrite (parecida com a meetup), mas sinceramente, deu-me preguiça de a descrever (risos), passemos à próxima do guia…
“Música para os teus ouvidos”, sim…até porque a próxima plataforma é para os amantes de concertos.
O Songkick (ou pontapé da música) é um site que fornece informações sobre shows e concertos de artistas/bandas em todo o mundo. A plataforma é usada por fãs de música para acompanhar os seus artistas favoritos, descobrir novos espetáculos e até podes comprar bilhetes.
Através do site Songkick, consegues pesquisar shows e concertos de artistas na tua cidade ou noutra qualquer e ainda receber atualizações/notificações sobre futuros concertos do teu artista preferido! No que diz respeito à compra de ingressos, a plataforma permite que os usuários comprem os ingressos diretamente pelo site em alguns casos, ou então, o Songkick redireciona-te para outras plataformas de vendas (como a ticketline por exemplo).
Menção honrosa: free walking tours – lê tudo sobre isso aqui.
E para acabar, vou-te falar de outras opções que já usei para reservar tours ou experiências: já reservei 2 passeios através da app Travello, através do site civitatis, dentro do app couchsurfing (lá também tens a possibilidade de te unir a eventos e hangouts) e, acho que é tudo… Realmente existem mais, no entanto, chega por hoje, já te passei informação mais do que suficiente!
Acabou-se o “ah, que seca, não sei o que fazer”, “a minha cidade não tem nada”, “nunca sei onde achar os melhores eventos”, depois disto tudo que aprendeste serás uma “máquina de entretenimento”. Um abraço e qualquer dúvida, manda mensagem pelo instagram.