Aviso: quero que leias este artigo/guia com a mentalidade de quem vai viajar numa low cost e na tarifa mais básica/barata. Podes ver um exemplo da política de bagagem de uma low cost europeia (Ryanair) aqui. Obviamente que se pudesses viajar com 1 mochila pequena + 1 mala terias espaço para mais coisitas e seria mais fácil, mas já que tanta gente viaja em low cost pela Europa com a tarifa básica, decidi então escrever este artigo para ser útil!
Eu sei, eu sei, às vezes fica mais caro acrescentar mais 1 mala para viajar pela ryanair (ou outra low cost europeia), do que o próprio bilhete de avião, parece mentira, mas não é…Mas então, será mesmo impossível viajar com apenas uma mochila de de 40 x 20 x 25 cm? Vou-te dar algumas dicas que podem tornar “esse sonho realidade”.
Tens que aprender a ser minimalista, já deves ter notado em viagens anteriores que levaste roupa a mais e de certeza que algumas peças que nem usaste! Neste caso, se vais viajar numa low cost, tens que seguir a metodologia KISC – Keep it simple c*ralh* (sim eu inventei isto agora), caso contrário não vais ter espaço na mochila. Leva apenas o estritamente necessário para cada dia. Mas essa regra tem uma exceção: no que toca a meias e cuecas deves levar sempre 1 par a mais, por exemplo se ficares 3 dias em Roma, guarda cuecas para 4 dias, isso é ok, porque não ocupa quase nenhum espaço, mas quanto ao resto não é mesmo necessário… Lembra-te que podes comprar roupa em todo o mundo caso te falte um par de meias ou uma camisola, além disso, se precisares de lavar roupa, o que não falta por esse planeta fora são lavandarias, portanto deixa-te de preocupar tanto com peças de roupa desnecessárias para a tua viagem.
Dica aleatória: se por acaso levares algum par de sapatilhas (ténis) na mochila, mete as meias dentro das mesmas porque assim aproveitas esses espaços vazios. Era só isto.
Doações: Imagina que vais para qualquer destino de praia, leva 3 ou 4 t-shirts mais gastas/velhas, usa-as durante a tua estadia e no final das férias doa essas t-shirts a quem mais precisa, quer seja dando-as diretamente a um morador de rua ou entregando-as em alguma associação – desse modo vais voltar com menos peso na mochila e vais deixar a tua “pegada de boa ação” no destino que te recebeu como turista. Fantástico né?
E no frio? Bem, nesse caso terás que levar o casaco vestido no avião (só o casaco de inverno iria-te ocupar a mochila inteira se fosse transportado dentro da mesma (risos). Além do casaco vestido também deves levar na mão ou amarrado à cintura, a tua peça de roupa mais volumosa (por exemplo: uma camisola com carapuço), já que 1: não conta como bagagem de mão (como é óbvio) e 2: poupa-te bastante espaço na mochila.
Higiene: Sabes aqueles frasquinhos pequenos que devem ser transportados dentro de uma bolsa de plástico transparente? Leva 2 – um para o gel de duche e outro para o champô. Dentro dessa bolsa de plástico transparente também deves levar o desodorizante, a pasta de dentes e o que couber, desde que cada frasco/embalagem não ultrapasse os 100ml, atenção a isso! Por outro lado, se fores para um hotel, e se não fores uma pessoa rigorosa com essas coisas, escusas de levar gel ou champô de casa, visto que terás isso à tua disposição no quarto.
Rolos: Pois é, pelos vistos fazer rolos ocupa menos espaço do que levar roupa dobrada “à maneira tradicional/normal”. Eu comecei a fazer rolos e realmente ocupam menos espaço, se tiveres numa de experimentar, aconselho-te vivamente! Toca a enrolar…(roupa, roupa, atenção)!
Sacos a vácuo: que raio é isso? Um saco a vácuo é uma embalagem feita com um plástico (polímero) mais resistente e flexível, com um fecho vedante e que possui uma válvula para a retirada de todo o ar com a ajuda de um aspirador. Alguns já vêm com uma bomba própria para a retirada do ar. Para quem vai viajar é especialmente útil, visto que um saco a vácuo diminui consideravelmente o volume da mochila (retira-lhes o ar solto). Pesquisa no youtube por “Vacuum Bag for travel” e vê como funciona na prática.
Um conselho de amigo só para acabar: se notares que a tua mochila está a arrebentar pelas costuras (no limite), não forces…nesse caso, mais vale pagares a tarifa que permita levar 2 itens (mochila pequena + mala como bagagem de mão) e pronto, problema resolvido. A sério, mais vale isso do que ficares sem mochila e depois teres que pagar por uma nova…Não sejas uma pessoa somítica, quando pagas algo, quer seja um extra, um serviço ou qualquer coisa que te proporcione mais conforto ou algum aprendizado, tudo isso deve ser encarado como um investimento e não como um custo… Um bom exemplo disso é o meu ebook, que foi escrito para te ensinar e ajudar a viajar por esse mundo fora da melhor forma possível, olha vê aqui.
Bem, vou ter que ir tirar a loiça da máquina…. Desejo-te um resto de um ótimo dia e qualquer dúvida é só ires à barra de pesquisa do instagram, escrever “vascoomonteiro” e enviar mensagem. Um abraço e obrigado pelo tempo dedicado a ler isto. Xau xau!