Dados móveis pelo mundo

Decidi escrever este guia pelo bem da humanidade e também porque me perguntam sobre isto quase todos os dias no instagram, logo, foi fácil tomar a decisão de falar sobre dados móveis.

Este assunto é-me muito querido porque o meu primeiro artigo do site foi precisamente sobre este assunto, e o primeiro vídeo “mais a sério” no youtube também, então caríssimos dados móveis vocês foram o meu primeiro “amor”…. vá… mas já chega de historinhas, vamos lá diretos ao assunto como eu gosto!

Felizmente vivemos na era da tecnologia e já podes ter Internet no telemóvel em qualquer parte do mundo como se estivesses em casa (isto se o teu telefone não for bloqueado a nenhuma rede, porque se for o caso este guia não vai servir para ti).

ATENÇÃO: quando aterras num país diferente, o teu telemóvel conecta-se à rede parceira da rede que usas em Portugal, por exemplo se fores cliente da Vodafone Portugal, em Espanha serás “cliente” da Vodafone Espanha, se aterrares na Nigéria, serás cliente da rede parceira de lá…. Mas isto pode levar-te à falência quando viajas para fora da União Europeia…

Falência? Sim, falência. A chatice é que este serviço tem custos muito, mas mesmo muito elevados fora da União Europeia, e é precisamente para evitares isso que estou a escrever este guia…

Dentro da União Europeia, com a política de roaming vigente, na maioria dos casos podes usar o teu cartão SIM português e terás dados móveis incluídos (sem gastar mais por isso), mas pelo sim pelo não, consulta sempre as regras do teu tarifário e a política de utilização responsável (tipo isto aqui).

Roaming…falam muito disso mas eu não percebo nada (pensas tu)

Os países da União Europeia, Islândia, Noruega, Liechtenstein e Reino Unido acabaram com os custos extras de roaming, o que significa que quando viajas para fora de Portugal para qualquer território da União Europeia ou Islândia, Noruega, Liechtenstein ou Reino Unido, a tua operadora não te vai cobrar mais nem pelas chamadas , nem por dados móveis (até um certo limite) nem SMS.

Muito resumidamente, agora já sabes que podes usar o teu cartão SIM português dentro da União Europeia , mas que mesmo assim deves procurar mais informações com a tua operadora local.

Então e como podes fazer para saber qual o melhor cartão SIM em cada país fora da União Europeia?

NOTA: NUNCA USES O TEU CARTÃO SIM PORTUGUÊS EM PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIA

Fazer chamadas, enviar SMS, e principalmente usar dados móveis no estrangeiro (fora da UE) usando o teu cartão SIM português, vai sair-te muito caro e é um enorme disparate que muita gente comete, por isso, pesquisa sempre qual o melhor cartão SIM em cada país antes de viajares para o mesmo.

Imagina que vais para o México:

Pesquisa Google 1: “best SIM card for travelers in Mexico” e verás os melhores planos, os preços de cada um e quantos GB incluem!

Eu particularmente, gosto muito do blog traveltomtom, mas como vês na imagem há várias fontes!

Pesquisa Google 2: Prepaid Data SIM Card Wiki – Fandom – ao pesquisar com esses termos, verás uma espécie de bíblia dos cartões SIM pelo mundo com muita informação completa de cada operadora e os respetivos pacotes.

Na tua viagem, quando chegares ao aeroporto ou numa loja local no destino, dependendo da tua disposição, compra um cartão SIM local e pronto, o funcionário vai-te ajudar a instalar o cartão SIM que usarás nesse país e deves deixar o teu cartão português bem guardadinho para não o perderes (aquilo é mesmo minúsculo).

Agora, enquanto não falo da melhor coisa do mundo *planos virtuais* (até me emociono), aviso-te que ao usar um cartão SIM escusas de depender de wifis públicos (que nem sempre são fiáveis e seguros), estarás sempre contactável e ligado à Internet e também não precisas de router portátil como alguns bloggers de viagens “velhos do restelo” recomendam…quanto muito, podes usar o teu telemóvel como hotspot e partilhar a tua net com os outros, mas o ideal é que cada viajante tenha o seu próprio cartão SIM/plano de dados móveis…Um plano de dados quase nunca custa mais de 20 euros, como tal, se tiveste dinheiro para viajar até ao outro lado do mundo, não vais estar preocupado em poupar 20 euros numa das coisas mais importantes – estar contactável e com Internet 24 horas por dia, isso não é um custo, é um excelente investimento!

Planos virtuais, aka Airalo, até tenho um artigo só disso aqui.

Eu sempre que viajo ou passo uma temporada fora, uso planos móveis virtuais ou seja instalo virtualmente um cartão SIM, e não, não é magia, é tecnologia!!

Passo a explicar: os cartões SIM virtuais, ou eSIM, permitem-te comprar um serviço pré-pago com dados móveis sem que seja necessário utilizar um cartão físico, uma ma-ra-vi-lha, aterras num país novo, ativas os dados móveis e tens Internet como em casa!

Isto significa que vais poder manter o teu cartão SIM no mesmo lugar, nem precisas de mexer nele!!

Tens todas as instruções de como funciona isso e como instalar aqui!

“Oh Vasco, c***, se isso é tão bom porque é que não disseste logo? Mas vou usar um cartão SIM físico para quê?”

Não falei logo disso, por dois motivos:

1 –  Porque nem todos os telemóveis são compatíveis com esta tecnologia, lê as especificações técnicas do teu telefone e no caso da airalo, podes ver se o teu é compatível aqui. Caso o teu seja compatível, tenho 3 euros de desconto para ti, na compra do teu primeiro plano virtual, basta aplicares este código VASCO436 no checkout e voila!

2 –  Segundo motivo: por ser uma tecnologia “recente” ainda é cara, o que significa que às vezes compensa mais usar um cartão SIM físico do que um plano virtual, isso dependerá dos planos disponíveis de cada país….. óbvio que se não te importares de pagar uns euros a mais e tendo um smartphone compatível com SIM virtual, “adelante”, não vais estar a perder tempo a trocar de cartão sim físico…A chave é comparares todas as opções e escolher a melhor para ti!

“Oh Basco, e existe algum guia completo para comparar ESIMS virtuais de outros provedores sem ser airalo, só numa de ver mais opções?”

Existe, sim, aqui mesmo, mas sinceramente o airalo é espetacular (e eles não me pagam para dizer isto), o app + o serviço são ótimos e fáceis de instalar… desde que sigas as instruções e desde que leias a parte FAQ do site não terás stress.

Tendo um plano virtual instalado, basta desativares os dados móveis provenientes do teu cartão SIM português, ativas os dados do país onde estás nas definições de rede do telemóvel e prontinho!

Bem, não vou entrar em mais detalhes, mas se estiveres numa de andares por vários países, a airalo até tem planos regionais! Ou seja, um plano virtual com Internet (dados móveis) que pode ser usado em vários países, tipo este aqui, “até fico abafadinho dos olhos!”

“Mas isso é tudo muito lindo, mas como é que eu faço chamadas para Portugal, se o plano apenas inclui dados móveis?”

Oh, isso é o mais fácil: usar apps e falar APENAS E SÓ pela Internet: chamadas e mensagens por whatsapp, facetime (se fores iOS) ou facebook messenger (ou outros apps que conheças para isso) – desse modo, não pagas nada extra por isso e usas apenas a Internet e não a rede “normal” que se usa para SMS e chamadas “normais” (tu entendes o que eu quero dizer). Em suma, o único “custo” é o consumo de dados móveis que já estão incluídos no pacote.

“Fixe Vasco, mas então e se eu quiser ligar para a minha avó que tem um nokia antigo, ou para o meu avô que só usa telefone fixo?”

Infelizmente, não faço milagres, e nesse caso o que te falei não se aplica a ti, a menos que tenhas algum plano especial com a tua operadora, terias que gastar (bastante) dinheiro nesse tipo de chamadas “normais”, por isso espero mesmo que os teus familiares tenham um android ou iphone para falares com eles pela Internet, que é exatamente o que faço quando estou no estrangeiro fora da UE – ligo aos meus familiares e amigos por whatsapp ou facetime, e até lhes faço um tour privado em vídeo do alojamento!

Para finalizar (que já deves estar com vontade de ir à casa de banho), vamos ao quadro “Conselhos do Vasco” com base em interações e dúvidas que recebo no instagram:

1 – Certifica-te que os teus contactos estão guardados na memória do telefone e não apenas na memória do cartão SIM e pelo sim (neste caso sim de afirmativo) pelo não, aponta os contactos mais importantes na aplicação notas do teu telefone, num word no Google drive e num papel real (que deves deixar sempre dentro da mala/mochila) e dessa forma nunca os perdes e tens sempre um plano B.

2 – Não te ligues a wifis públicas, liga-te a wifis privadas, como a rede do teu alojamento ou hotel ou de qualquer outro lugar (desde que esta rede requeira uma password para aceder à mesma), tudo pela segurança!

3 – Faz download da área offline da cidade para onde vais na app Google maps para poupares dados móveis na navegação, podes ler o tutorial aqui. Psssst, faz também o download do mapa offline da tua cidade, dá sempre jeito.

4 – Não andes com router portátil nem uses o teu smartphone como hotspot, isto porque o telemóvel que esteja a servir de hotspot vai gastar bastante bateria num ápice…e mais vale cada pessoa comprar o seu respetivo plano de dados e está feito, além disso, é mais justo, porque assim cada pessoa gasta o que quer (no caso de viajares com mais pessoas).

Realmente podia escrever muito mais sobre este tema, já existem emuladores de cartões sim virtuais e maneiras de saber o sinal de cada rede pelo mundo…Mas já ia estar a ser demasiado técnico e isto deixaria de ser um guia e passaria a ser um livro…deixemos essa ideia de escrever um ebook para mais tarde 😉

Passa no meu canal de youtube e vê este vídeo onde também explico como funciona isto dos dados móveis pelo mundo, e se gostares do vídeo deixa o teu like e subscreve!

Qualquer dúvida, manda mensagem no meu instagram!

E finalizo o texto, dizendo-te que se quiseres ficar 100% preparado para as tuas próximas viagens, poupar centenas de euros e outras centenas de dores de cabeça, ter uma viagem super otimizada e ter acesso a dicas espetaculares de forma lúdica e organizada, entra já no curso essencial em viagem aqui! Estou à tua espera por lá! Até já!

Deixe um comentário