Como melhorar o inglês?

Olá, ou deveria dizer hello, já me deves conhecer pelas dicas de viagem e de trabalho remoto, no entanto há uma coisa fundamental tanto para viajar como para trabalhar remoto e isso é, “english my friend, é o english”, sem ele tens a tua vida mais limitada…, por isso, vou-te passar umas dicas e uns conselhos pessoais para aprimorares (que palavra chique) o teu nível de inglês.

0 – Testa o teu nível de inglês

Vai fazer um teste rápido, clica aqui. Mas olha lá, depois volta aqui ao artigo!

1 – Aprender online

Deves estar a pensar, “mas que novidade”, no entanto, esta é uma ótima maneira de aprender um idioma novo, quer seja a pagar ou de graça. Para teres acesso a cursos grátis, tens vários na udemy, no site do ESOL e/ou no OpenLearn, bem, na verdade, existem muitos mais sites, basta pesquisares por “free online english courses” e pronto, opções não te vão faltar…

2 –  Mete tudo em inglês (até o forno da cozinha)

Telefone, computador, forno, televisão, enfim…tudo o que der para estar em inglês, mete em inglês, até porque tens que ter um contacto permanente com o idioma, caso contrário vais perder a fluência num instante, isto é como conduzir… se estiveres muitos anos sem conduzir, vais acabar por te esquecer. Vai lá mudar o idioma do computador e do telemóvel que eu espero…

3- Filmes e séries 

Revê todas as tuas séries e filmes favoritos com áudio e legendas em inglês. Como já entendes o contexto e já sabes algumas falas é mais fácil para o teu cérebro aprender e assimilar tudo mais rápido. Por exemplo, porque não uma maratona de Harry Potter 100% em inglês? Ou rever o Shrek? Sim, filmes para crianças têm linguagem mais simples, logo fica mais fácil entender tudo, e caramba aquele burro é mesmo engraçado.

4 – Aulas online

Se quiseres ter aulas de chinelos e conseguires “peidar-te” à vontade (perdão pelo termo) existem vários sites que te oferecem a possibilidade de ter aulas online, eis alguns:

iTalki: O iTalki liga os alunos a professores de línguas para aulas personalizadas. Podes escolher entre uma vasta gama de professores e agendar aulas ao teu ritmo.

Verbling: O Verbling oferece aulas de línguas em direto com professores certificados. Podes procurar professores com base nas suas qualificações, estilo de ensino e disponibilidade.

Preply: A Preply é uma plataforma onde se pode encontrar professores de inglês online. Permite-te filtrar os professores pela sua experiência, tarifas, e avaliações de outros alunos.

Cambly: O Cambly oferece tutores de inglês 24 horas por dia, 7 dias por semana. Podes ter conversas casuais com falantes nativos de inglês ou aulas estruturadas!

Engoo: A Engoo oferece aulas de inglês com professores nativos. Proporcionam aulas personalizadas adaptadas aos seus objetivos e interesses.

Cafetalk: O Cafetalk permite-te reservar aulas sobre uma variedade de assuntos, incluindo a aprendizagem de idiomas.

AmazingTalker: O AmazingTalker liga os alunos a professores de línguas de todo o mundo. Podes escolher professores com base na sua disponibilidade e estilo de ensino.

5 – Inteligência artificial

Pois é, ela veio para ficar e não, não estou a falar apenas do chatgtp, mas sim de uma lista completa de ferramentas que te podem ajudar a melhorar o inglês, ora vê aqui.

6 – Livros em inglês

Ora… existem sites legais onde podes ler e descarregar livros em inglês, e não te preocupes, neste caso a palavra “legais” aplica-se em português de Portugal e português do Brasil.

Project Gutenberg (www.gutenberg.org)

O Project Gutenberg oferece mais de 60.000 livros electrónicos gratuitos, incluindo muitos títulos clássicos da literatura inglesa. Estes livros estão no domínio público, por isso podes descarregá-los e lê-los gratuitamente.

Open Library (www.openlibrary.org)

A Open Library dá acesso a mais de 1,7 milhões de livros electrónicos. Permite-te pedir emprestadas cópias digitais de livros e oferece uma vasta gama de gêneros, incluindo ficção, não ficção e materiais de referência.

ManyBooks (www.manybooks.net):

O ManyBooks oferece milhares de livros electrónicos gratuitos em vários gêneros, incluindo ficção, não ficção e referência. Podes descarregar livros em vários formatos.

Smashwords (www.smashwords.com):

A Smashwords é uma plataforma que oferece uma coleção de livros electrónicos publicados de forma independente, incluindo muitos títulos gratuitos. Os autores utilizam-na frequentemente para partilhar o seu trabalho.

6.1 – Livros Infantis

Se o teu nível de inglês é muito básico, experimenta ler contos infantis em inglês como o capuchinho vermelho, gato das botas, os 3 porquinhos…e será mais fácil entenderes o texto.

7 – Falar inglês com pessoas na vida real

“A sério Vasco, isso é óbvio”... mas pensa comigo: sabes onde encontrar pessoal e como praticar inglês dessa forma? Eu vou-te dizer então:

Se fores estudante, porque não ser voluntário de alguma associação de Erasmus da tua cidade? Praticas o inglês, ajudas os estudantes estrangeiros na sua integração em Portugal e ainda fazes amigos e amigas de todo o mundo!

Plataformas online: bumble, tinder, meetup , couchsurfing ou eventbrite – todas essas, e cada uma com o seu objetivo diferente, podem-te ajudar a encontrar pessoas de todo o mundo que estão na mesma cidade que tu e assim tens sempre com quem falar inglês. Ah, também podes fazer uma pesquisa rápida no google por “language exchange + nome da cidade” para averiguar se há algum evento perto de ti. Por fim, os grupos no facebook também podem ser úteis para encontrar eventos e/ou outras pessoas que queiram praticar o inglês.

Dica extra: se já tens um nível razoável de inglês e queres ganhar um dinheiro extra, podes organizar “free walking tours”, sim.. eu sei que “free” é grátis, mas já sabes que os tours incluem sempre gorjeta, lê este artigo para saberes do que estou a falar.

8 – Dedica-te pá

De nada adianta teres lido a teoria deste artigo, se não aplicares as coisas que te ensinei na prática, por isso reserva x horas por mês ou por semana para melhorares o inglês.

9 – Podcasts para melhorar o inglês

Se aúdio é “a tua cena”, então pesquisa no google “podcasts to improve english” e encontrarás diversas opções (no spotify tens várias). Eu ia escrever mais sobre isto mas fiquei com preguiça.

10 – Redes sociais

O que não faltam por aí são canais, contas e perfis em todas as redes sociais que te ensinam a melhorar o inglês. Eu aconselho vivamente a pesquisares no youtube “how to improve my english” e opções não te vão faltar!

11 – Trabalhar remoto

Se eu não fosse fluente em inglês jamais teria tido a chance de trabalhar remoto, já que os meus colegas de trabalho estão espalhados por todo o mundo e a comunicação é obviamente em inglês, logo, se já falas inglês e queres encontrar um trabalho remoto, junta-te ao nosso curso + comunidade aqui.

12 -É só a conclusão

I hope you’ve enjoyed this article, and I trust that you’ll find these tips useful. I personally apply the majority of them in my daily life, and as you can see, they are effective.. Se não entendeste à primeira o que escrevi aqui então começa já a aplicar as dicas deste artigo, se por outro lado, entendeste tudo, podes ir brincar lá fora que já estás há muito tempo a olhar para um ecrã.