Se já me segues no instagram, já deves ter reparado que sempre que abro a caixa de perguntas recebo várias dúvidas sobre aeroportos, desde “com quanta antecedência devo ir para o aeroporto?” ou “como saber o terminal de onde parte o meu voo?” até “como transportar líquidos na bagagem de mão?” (por acaso já fiz um artigo sobre isso, clica aqui para abrires um separador novo e leres. Bem, “mas adiante que atrás vem gente” como diz o meu avô, como notei que há muita gente a perguntar coisas sobre aeroportos, decidi então escrever esta espécie de guia para te orientar…por isso durante os próximos minutos quero a tua máxima atenção!
Ps: É óbvio que não dá para abordar tudo, para isso teria que escrever um livro, e também convém teres em conta que existem centenas de aeroportos pelo mundo e que cada um tem as suas especificidades, no entanto o que vais aprender aqui acaba por ser comum a quase todos os aeroportos pelo mundo!
1 – O que fazer antes de ir para o aeroporto?
O óbvio precisa de ser escrito: é fundamental teres o teu cartão de cidadão e/ou o passaporte em dia. No caso do passaporte, consoante o destino, este deve ter a validade superior ao somatório de 6 meses após a data de regresso. Eu já te explico no próximo parágrafo.
Exemplo: se fores para a Tailândia no dia 25/08/2023 e o teu voo de regresso a casa for no dia 15/09/2023, o teu passaporte tem que ter validade pelo menos até 15/03/2024 (6 meses depois da data do regresso) para que possas entrar no país. Podes encontrar mais informações do caso da Tailândia aqui.
Visto – verifica no site do portal das comunidades (aquele que já partilhei no caso da Tailândia) se é necessário um visto ou autorização de permanência antes de entrares num certo país. Por exemplo, se fores para os Estados Unidos, és obrigado a ter um ESTA (Electronic System of Travel Authorization), podes ler as regras aqui.
Vacinação – quer seja covid ou outras, verifica qual a vacinação obrigatória antes de ires para qualquer país… e adivinha só, essa informação também está no site do portal das comunidades, a título de exemplo partilho contigo o caso dos Camarões, onde é obrigatória a vacina contra a febre amarela (lê mais aqui).
Outras recomendações: ler as regras de bagagem de mão e porão nos respetivos sites das companhias aéreas e ler informações nos sites dos aeroportos para onde e de onde vais voar, costumam ter coisas bem úteis!
Exemplo das regras de bagagem da lufthansa aqui.
Exemplo de informações no site oficial do aeroporto de Bruxelas (Zaventem) aqui.
Ah! Não te esqueças de fazer o check-in online, normalmente podes fazê-lo a partir de 48h ou 24h antes do voo. Fica atento ao email para mais informações sobre isso e coloca um lembrete no telemóvel 24h antes do voo para não te esqueceres de fazer o check-in online. Assim que o fizeres, imprime o bilhete, fica também com a versão em código QR (na wallet do iPhone por exemplo) e tira um print do bilhete, para que tenhas 3 versões do mesmo… uma pessoa prevenida vale por 2, bem, neste caso, vale por 3!
Antes que me esqueça (levantei-me para ir comer umas bolachas)…tem atenção que alguns aeroportos têm mais do que 1 terminal, por isso, certifica-te que antes de ires para o aeroporto, estás a ir para o terminal correto. Podes ver essa informação no site do aeroporto ou simplesmente escrevendo o número de voo no Google.
Para além do terminal, por amor de deus, tu não me confundas o aeroporto! Em várias cidades, como Londres ou Paris existem mais de 2 aeroportos, por isso tem muita atenção a isso para não te confundires sobre em qual deves apanhar o voo.
2 – Com quanta antecedência deves ir para o aeroporto?
Eu admito, adoro aeroportos e vou sempre 4 horas antes, mas…isso sou eu, não precisas de ir com tanto tempo. Eu não sou o melhor exemplo neste caso.
A maioria dos balcões de check-in abrem a partir de 3 horas antes e encerram 40 minutos antes da partida. O “problema” é que existem milhares de aeroportos no mundo e enquanto que em alguns chegar 2 horas antes é suficiente, noutros, 3 horas é “apertado”. Regra geral, se estiveres a viajar com bagagem de porão + bagagem de mão, 3 horas antes está ótimo, por outro lado se estiveres a viajar apenas com bagagem de mão, 2 horas antes é suficiente.
Por exemplo, o site da companhia aérea transavia, tem uma lista para tu saberes os horários de funcionamento dos balcões de check-in de alguns aeroportos, clica aqui para ler tudinho!
3 – Como saber a melhor forma de ir para o aeroporto?
Bem, podes obter essa resposta de várias formas: consultando a app rome2rio, perguntando no alojamento/hotel, lendo o site do aeroporto (a parte FAQ), ou pesquisando em inglês algum artigo/blogue com essa informação (há sempre 1 site que fala sobre isso). Depois basta escolheres se queres ir de limusina, bus, comboio, entre outros…opções não te faltarão!
4 – Como passar o controlo de segurança como deve ser?
Eu sei, às vezes é chato ver pessoas lentas e pouco eficazes que, enquanto estão na fila em vez de contribuírem para o bom funcionamento da mesma, só atrasam toda a gente… ora porque se esquecem de tirar tudo dos bolsos, ou porque afinal tinham um champô fora do saco de plástico transparente ou porque se esqueceram de tirar o cinto, enfim, tanta coisa que eu já vi….
Caramba Vasco, já te estás a queixar e não me vais explicar que processo é esse? Tens razão, devia ter começado por aí…então aqui vai:
Antes de ires para o avião, ainda terás de passar por um detetor de metais e por um scanner corporal para que o staff da segurança aeroportuária verifique que não estás a transportar nada perigoso ou ilegal. Às vezes a máquina poderá apitar enquanto passas por ela, como tal, para evitar que isso aconteça, tira tudo dos teus bolsos (TUDO) e tira sempre o teu cinto, relógio, enfim, já disse tudo não já? Em alguns aeroportos, também poderá ser obrigatório que tires os sapatos, para ficar um aroma a queijo francês no aeroporto…
Então e a tua bagagem de mão?
Antes de colocares a tua bagagem de mão (mochila/mala pequena) na bandeja que passa no tapete rolante que a levará através do raio-X, tira o teu computador portátil de dentro da mesma e coloca-o noutra bandeja, e se tiveres frascos com líquidos retira-os também. Relembro que os líquidos devem estar fechados dentro de um saco de plástico transparente e cada frasco só pode ter no máximo 100ml e não podes levar mais do que 10 frascos, já que o total permitido é 1 litro, ou seja 100ml x 10 = 1L. Quando digo frascos , refiro-me àqueles frasquinhos onde levas o teu champô, gel de banho, perfume etc etc. Lê mais sobre isso aqui.
Pronto, enquanto os teus pertences passam pelo tapete rolante, fica atento aos mesmos e antes de saíres da área de controlo de segurança, certifica-te que tens todos os teus pertences – o teu telefone, o teu relógio, o teu cinto, enfim, tudo o que passou pelo tapete. Verifica e “re-verifica” sempre!
5 – O que te vão perguntar na imigração se tiveres que passar por lá?
Imagina que estás no aeroporto de Madrid e vais voar para qualquer país da América do Sul (por exemplo) , nestes casos terás que passar por um controlo muito rápido antes de ires para a zona de embarque! Mas…é mesmo rápido. Basta apresentares o teu passaporte e o teu cartão de embarque ao funcionário da imigração e está feito! Em alternativa, poderá apenas ser necessário passar o teu passaporte + bilhete de avião por um scanner, a porta abre e “siga a marinha”.
Ou seja, como escrevi anteriormente, hoje em dia, alguns países automatizaram o processo em que apenas precisas de digitalizar o teu passaporte e passar por um portão automatizado em vez de interagir com uma pessoa real.
6 – O que me vão perguntar na imigração no aeroporto do meu destino final?
Isso aí já é diferente, porque diz respeito ao aeroporto onde tu chegas e não ao aeroporto de onde tu partes. Já escrevi um artigo sobre isso, lê tudo aqui.
7 – Como posso encontrar o meu gate (porta de embarque) e esperar pelo embarque?
Quando chegares à área das partidas, confirma novamente a porta de embarque de onde partirá o teu voo, basta veres os ecrãs espalhados pelos terminais e dependendo do aeroporto pode ser algo assim: só número – 19, letra + número – A12, B40, ou letra + número + letra – G29A…Tudo depende das dimensões do aeroporto e da sua forma de se organizar.
Fica igualmente atento a uma eventual mudança de porta de embarque/gate, quer seja através de um alerta por email ou SMS, ou nos ecrãs dos aeroportos. “Pá” isto é raro suceder, mas pode acontecer e eu já passei por isso em Tel Aviv e em Madrid…
Se tiveres algum tempo livre até à hora de embarque, vai lendo um livro, compra alguma coisa no duty free, apaga fotos que já não precisas do telefone, vai tomar um cafezinho (preço premium, mas um cafezinho é sempre sagrado), ou então fica só a observar… a sério…os aeroportos são autênticos “museus humanos” e vês pessoas de vários países e culturas distintas, é interessante!
8 – Hora de embarcar!
Finalmente! Já podes entrar no avião…mas que jornada (pensas tu), desde começar a planear a viagem, até chegar ao aeroporto e por fim entrar no avião. Vamos fazer uma coisa juntos: vamos fechar os olhos e imaginar que estamos a entrar no avião…que espetáculo!
Voltando à realidade…
Dependendo da companhia aérea com quem voas e do tamanho do avião, o embarque começa geralmente entre meia hora até 1 hora antes da hora programada da partida.
Também pode acontecer que o embarque se divida em grupos (por vezes chamadas zonas). Estes podem ser numerados das seguintes maneiras: zona 1, grupo A, zona 2, grupo B…. Normalmente essa informação está impressa no bilhete e é também por isso que certos passageiros entram pela porta traseira do avião e outros pela porta da frente. Mais uma vez, depende do aeroporto e da companhia aérea.
É igualmente comum que passageiros com mobilidade reduzida e passageiros com crianças embarquem primeiro.
Esta já deves saber: os passageiros que voam em classe premium e/ou executiva embarcam antes dos passageiros que voam em classe económica. As denominações variam de acordo com cada companhia aérea, por isso lê mais informações sobre isso nos respetivos sites oficiais, vê o exemplo da Lufthansa aqui.
Parabéns, chegaste ao novo destino, e agora?
9 – Como proceder na hora do desembarque (sair do avião)?
Não te armes em chico esperto, fica sentado até o avião parar completamente e até que os sinais dos cintos de segurança sejam desligados.
Não te levantes enquanto o avião ainda está em movimento – mesmo que alguns “passageiros” (sim com aspas) o façam…isso é uma péssima conduta.
Finalmente, assim que o sinal do cinto de segurança estiver desligado, recolhe os teus pertences, verifica que não deixas nada no avião e siga!
Vês que fácil?!
10 – Já saíste do avião e agora vais passar pela imigração (se for necessário). Como proceder?
Volta ao ponto 6 deste artigo artigo e lê o artigo sobre isso. Vai lá… que eu espero aqui por ti.
Já voltaste? Então podes continuar a ler aqui em baixo…
11 – Recolha da bagagem e passagem pela alfândega
Se estiveres a viajar com bagagem de porão (mala grande) terás que a recolher no famoso tapete das malas. Não te preocupes, porque é fácil chegar até lá, basta seguir as instruções dos painéis do aeroporto, ou basicamente ir na mesma direção que outros passageiros e neste caso aplica-se literalmente o ditado “todos os caminhos vão dar a Roma”. Terás de ter paciência, porque pode demorar até que a tua mala apareça no tapete rolante. Após o tempo de espera, quando pegares na mala, certifica-te que é mesmo a tua, visto que há muitas malas parecidas, por isso é fundamental teres alguma etiqueta com o teu nome na mesma.
E se a mala não aparecer? Calma, também tenho um artigo que fala como proceder nessa situação chata, clica aqui.
Alfândega?
Dependendo do país e do trajeto do teu voo, antes de chegares à porta de saída (onde costumam estar os entre queridos à espera dos passageiros) poderás ter de passar primeiro pela alfândega. Ou seja, só tens de passar a tua bagagem por uma máquina de raios X, nada demais. É óbvio que se estiveres a viajar com algo suspeito ou ilegal a tua mala vai ser revistada, por isso quero acreditar que não será o teu caso. Por isso, para evitar essa situação, lê os regulamentos do país que vais visitar para saberes que coisas podes ou não levar. Lembra-te que exatamente o mesmo item pode ser livremente permitido num país e ao mesmo tempo, proibido ou ilegal noutro. Por exemplo podes transportar uma garrafa de vinho do Porto para a Costa Rica, mas é ilegal levar essa mesma garrafa para a Arábia Saudita.
12 – Agora sim, agora é que “chegaste mesmo”!
Depois de completares todos os passos (ufa que jornada), poderás finalmente afirmar que chegaste verdadeiramente ao teu destino e estás pronto para mais uma aventura!
E agora como podes ir do aeroporto para o teu alojamento/hotel? Volta ao ponto 3 deste artigo e lê tudo outra vez!
Bónus
Vou partilhar contigo 3 sites úteis que podes consultar antes de ir para o aeroporto:
Sleeping airports: tudo sobre os melhores lugares para dormires nos aeroportos (em casos extremos), entre outras informações úteis.
Aeropuertoinfo: site em espanhol com muita informação sobre aeroportos pelo mundo.
Site sobre aviões e assentos dos mesmos: tudo sobre modelos de aviões e seus assentos.
Nota: existem muitos mais sites deste género, por isso ao longo da produção de conteúdo irei falando gradualmente sobre eles!
Bem, quero desejar-te um excelente voo (seja lá ele quando for) e espero que dês sempre um ótimo exemplo nos aeroportos. Não te esqueças que também está nas tuas mãos teres uma boa experiência, não só no aeroporto mas também durante o voo.
Finalizo o texto, dizendo-te que se quiseres ficar 100% preparado para as tuas próximas viagens, poupar centenas de euros e outras dezenas de dores de cabeça e ter acesso a dicas espetaculares de forma lúdica e organizada, entra já no curso essencial em viagem aqui!
Até já! E se chegaste até aqui manda-me mensagem no instagram com o texto “bom voo” para saber que leste tudo!