Regras de entrada pelo mundo

Ora bem, (é melhor desligar a música porque se não isto vai correr mal)… feito. Agora já posso começar. Quando vais viajar como turista, tens que saber que cada país tem as suas próprias regras de entrada, uns só precisas de passaporte, outros um ETA, outros um evisa…por isso vais aprender a verificar tudo isso para que não sejas um turista ingénuo como aqueles que usam o cartão SIM português fora da União Europeia…

Existem diversos “Tipos” de entrada:

1 – Só precisas do passaporte ou do cartão de cidadão (em países da União Europeia e mais um ou outro com acordo com Portugal)

2 – Visto à chegada do país (obtido no aeroporto internacional quando aterras ou na fronteira terrestre).

3 – eTA – Electronic Travel Authorization (Autorização Eletrónica de Viagem) – preenches online

4 – Visto online (preenches online)

5 – Visto “lixado” – normalmente tens que ir à embaixada ou ao consulado e passar por uma série de formalidades, burocracia etc…

Pronto, agora vou elaborar mais detalhe sobre cada ponto, mas antes precisas de conhecer 4 sites para obter esta informação:

Grava o site do PEP nos teus favoritos para saber como obter o passaporte, caso ainda não o tenhas, e este site aqui para agendares o pedido do mesmo. Além desses dois, é fundamental conhecer o portal das comunidades para saber os requisitos de entrada de cada país. Para um resultado rápido, basta pesquisar no google “portal das comunidades conselho aos viajantes maurícias”, ou seja isso mesmo que acabaste de ler + o nome do país para onde vais. E, antes que me esqueça, é fundamental conhecer o site visaindex, o meu favorito, para fazer uma espécie de dupla verificação. Bem, existem mais sites, mas não vamos complicar…estes aqui chegam…

Voltando aos “tipos” de entrada e citando os números:

1 –  “Pá”, não há muito a dizer, basta levares o passaporte e/ou o cartão de cidadão e pronto (que é o que acontece nos países da União Europeia e mais um ou outro, consulta o portal das comunidades para saber). Agora, faz de conta que eu sou o teu tio sábio e escuta este conselho: mesmo que vás para Espanha, leva passaporte e não apenas o cartão de cidadão.. “e porquê Tio Vasco?”. Porque caso te roubem ou percas o cartão de cidadão, terás o teu passaporte bem guardadinho no hotel/alojamento e podes regressar a casa facilmente sem passar pelas enormes chatices burocráticas fora do território português…

2 – Visto à chegada – é como diz o nome, obtém o visto quando aterras no aeroporto do país onde vais ou na fronteira, no entanto, em alguns países tanto é possível obter o visto à chegada, como online, como é o caso do Egito – “É possível obter o visto à chegada, na fronteira, por um montante de 25USD (ou equivalente em Euros). Este é o método mais simples, apesar da eventual demora com os procedimentos à chegada. Desde janeiro de 2018, é também possível obter o visto antes da viagem, através de  uma plataforma eletrónica www.visa2egypt.gov.eg. O pedido deve ser efetuado com uma antecedência mínima de 7 dias” fonte aqui.

3 – eTA – Electronic Travel Authorization (Autorização Eletrónica de Viagem) – isto só preenches online. É um sistema eletrónico que permite determinar a elegibilidade do passageiro, antes de começar a viagem para alguns países. Não é um visto, parece mas não é…também existe o ice tea da lipton e o do continente “que parece bom mas não é”.

Por exemplo, como turista, não precisas de visto para ir para os EUA, Canadá, ou Coreia do Sul, mas precisas de preencher o eTA pelo menos 72 horas antes da viagem, já que sem ele, ficas em casa… Se fores para a Coreia do Sul, o link oficial é este. Por favor, tem atenção a sites que aparentam ser oficiais mas não são!

4 –  Visto online: ao contrário do ETA, isto sim, é um visto, mas felizmente o processo pode ser feito todo online, daí o nome “visto online”…

Vamos ver o exemplo do Azerbaijão: os vistos emitidos destinam-se a uma entrada única no Azerbaijão e são válidos por um máximo de 30 dias. E mais uma vez para solicitar o visto on-line basta seguir as instruções do SITE OFICIAL. E mais uma vez relembro que tudo isto pode ser consultado no portal das comunidades ou aqui no visaindex.

5 – Visto “complicado” – normalmente tens que ir à embaixada/consulado e passar por uma série de formalidades, burocracias…Aqui a coisa complica ,dependendo do país… A entrada nestes países só é autorizada com um visto válido emitido por uma representação diplomática ou consular do país. Alguns exemplos seriam: Síria, Chad, Sudão, Coreia do Norte, Mali, Nauru ou Líbia. Tens que estar mesmo cheio de vontade de ir para qualquer um destes países… a burocracia/processo pode ser chato! Vê o exemplo do Sudão aqui.

Pronto, nada como uma vista de olhos no portal das comunidades + visaindex + uma pesquisa metódica e bem feita na Internet para ficares a saber tudo das regras de entrada de todos os países do mundo!

Ah, mas espera aí que ainda não acabou, neste site consegues ver todos os dados e contactos de todas as embaixadas e consulados portugueses no estrangeiro e as estrangeiras em Portugal.

Para finalizar, que algures no mundo já passa da meia-noite, vê este vídeo no youtube onde eu mostro literalmente como fazer esta pesquisa…

E pronto, se me esqueci de alguma coisa, também não me ia lembrar porque me esqueci… mas voltando ao assunto sério, espero que tenha sido útil e a partir de agora já não tens mais desculpa para não saber as regras de entrada seja onde for! Agora até já podes ir par a Micronésia, se couberes “lá dentro”.

Xau, vou dar banho ao cão…Dúvidas? Estou aqui no instagram.

Deixe um comentário