Ora bem, numa viagem curta de 1 hora ou 2 horitas, escolher o melhor lugar acaba por nem ter muita importância, afinal de contas, o tempo “passa a voar” (literalmente), mas naqueles voos de longa duração, um bom assento é fundamental! Então fica aí para aprender umas coisitas!
Algumas companhias aéreas, como as low-cost (Ryanair, Wizzair, Vueling…) cobram-te um extra se quiseres escolher o teu lugar sentado em vez da opção gratuita “atribuição aleatória” normalmente selecionável 24 horas antes da hora do voo, (vê as regras nos sites de cada uma), por outro lado, já outras companhias não te cobram a mais pelo assento, a menos que queiras ir naqueles lugares mais espaçosos. Vou abordar de uma forma direta e resumida, as vantagens e desvantagens de cada assento!
Assento à janela
Estes assentos são perfeitos, já que estás junto à “parede”. É mais fácil dormir uma soneca e desfrutar de uma vista/paisagem privilegiada na partida e na chegada. Outra vantagem é que se não gostas da luz/sol a bater-te na cara, ao estares no lugar da janela, tu é que és o “dono da luz”, ou seja basta fechá-la e pronto! Além disso, não vais estar no meio de dois passageiros tipo tosta mista (se a fila tiver 3 lugares) o que é ótimo.
Agora o lado negativo de um lugar à janela: se és daquelas pessoas que precisa de ir à casa de banho com frequência e/ou gosta de esticar as pernas de vez em quando, o lugar da janela não é o ideal para ti. Ah! E se és uma pessoa apressada que gosta de sair do avião rapidamente mal tenhas a autorização para o fazer, estar à janela vai-te atrasar uns minutos (talvez seja algo irrelevante no teu caso, mas pode fazer a diferença para alguns passageiros).
Assento junto ao corredor
Bem, vou frisar “de limão” a ideia transmitida no parágrafo anterior: os assentos no corredor são ideais se tu gostas de esticar as pernas e ter a liberdade para te levantares quando quiseres sem incomodar os outros passageiros, mas tu vê lá…tem cuidado com o “esticanço a mais”, é que os carrinhos de comida e bebida que passam no corredor com frequência podem limitar o teu conforto. Ah, e esquece lá as vistas bonitas, no lugar do corredor é complicado…, por isso mais vale apagares as fotos que já não queres da galeria do teu telemóvel durante o voo para te entreteres.
Assentos do meio (não, não é no meio que está a virtude)
Não há vantagens conhecidas até ao momento em viajar no lugar do meio (se souberes de alguma, escreve-me pelo instagram e assim quem aprende sou eu)! É que posso estar mesmo muito enganado…
Pronto e que mais devo saber sobre este tema? – perguntas tu desse lado o ecrã
Se quiseres estudar exatamente onde te vais sentar, vai ao site seatguru, onde poderás comparar os tipos de assentos em diferentes aviões de várias companhias aéreas. É literalmente um mapa de assentos de aviões. Em alternativa, podes consultar o site aerolopa, também é porreiro pá!
E mais… enquanto procuras por voos no google flights (isto antes de comprares o voo apenas e só no site oficial da companhia aérea e nunca noutro site/plataforma), podes instalar a extensão legrooms para saber quanto espaço terás para as tuas pernas dependendo da companhia aérea (sim existe mesmo isso e sim, só funciona no Google chrome, que eu saiba).
E agora a machadada final: imagina que vais viajar a solo e queres ter a sorte/chance de viajar sem ninguém ao teu lado, será que isso é possível?
Ora bem, se esperares por último na fila de embarque e consequentemente entrando por último no avião e se vires uma fila vazia ou semi-vazia vai para 1 lugar nessa mesma fila. É claro que isso depende de cada companhia aérea e só o aconselho a fazeres se estiveres a viajar apenas com uma mochila (que irá debaixo do teu assento) mas tentar não custa, afinal estás a viajar a solo e és a última pessoa antes do aviso “boarding completed”, que mal terá em arriscar?
É tudo por hoje? Sobre este tema é tudo, tenho que ir lavar a loiça… Mas se ficaste com vontade de aprender mais, vai ler os outros artigos no meu site e se por ventura, tiveres alguma sugestão de artigo, fala comigo no instagram, afinal se não fosses tu eu ia escrever para quem? A tua sugestão será realmente tida em conta! Bons voos!