Bom dia, (olha, se estiveres a ler isto de noite, azar), hoje vou abordar os 7 erros que os viajantes costumam cometer. E porquê sete? É exatamente a quantidade de ovos que tenho no frigorífico neste momento, então vai 7 mesmo… Bem, na verdade existem centenas de erros, mas eu daqui a pouco tenho que ir lavar a loiça então só dá para 7 mesmo.
Erro 1: gastar dinheiro no aeroporto sem necessidade
O dinheiro que gastas no aeroporto é “dinheiro desperdiçado”, porque como tu já deves ter reparado tudo é mais caro nos aeroportos, desde trocar dinheiro nas casas de câmbio (um disparate fazer isso por lá), comprar comida (embora um cafézinho é sempre obrigatório), ou até mesmo reservar excursões nos balcões de turismo que por lá tem…enfim, se puderes evitar gastar dinheiro nos lugares onde os aviões dormem, não te deixes “adormecer” também…
Erro 2: não verificar se é necessário ou não um visto para viajar para qualquer país
Nunca te esqueças de verificar o site portal das comunidades (neste exemplo falo da Colômbia) para saber os requisitos de entrada e outras regras importantes. Viajar sem verificar essa informação seria um erro gravíssimo, portanto não sejas “andorinha”.
Erro 3 : não fazer um seguro de viagem
Não te armes em valente e nem penses que nada te pode acontecer em viagem, infelizmente pode, e ter um seguro pode ajudar-te em várias situações e até poupar-te centenas de euros. Pessoalmente, recomendo o seguro da iati, que é o que eu uso. Lê bem todas as informações do site e os planos de seguro de viagem que eles têm e terás uma viagem mais tranquila e assegurada. Apesar disso, esta é uma informação subjetiva , logo cabe-te a ti decidir que queres fazer um seguro ou não, neste caso dei-te as ferramentas para que possas chegar de forma individual a 1 conclusão.
Erro 4: não saber quanto deixar de gorjeta
Existe um app chamado globetips que te permite saber qual a quantia que deves deixar de gorjeta em cada país e até te informa dos países onde deixar gorjeta é ofensivo, como é o caso do Japão. Obviamente que convém saber isto para não desperdiçar dinheiro seja em que parte do mundo for.
Erro 5: pagar demasiado pelos táxis
Se a cidade onde tu estás não tiver uber, bolt, freenow ou alguma app equivalente em cada região do mundo, nunca peças um táxi pelo teu telemóvel ou de forma aleatória na rua… faz assim: entra numa loja e fala com a funcionária, pedindo-lhe educadamente para ela chamar um táxi e desse modo, o taxista ao ouvir um sotaque local não vai ter a tendência para te querer enganar ou cobrar a mais do que o normal estipulado.
Erro 6: usar o cartão SIM do teu país noutro país
Nem penses em ativar os dados móveis do cartão SIM do teu país no estrangeiro, às vezes, 0,001 mb de consumo já gasta quase o saldo inteiro (ok, exagerei um bocado, mas é para teres uma ideia disso) por isso, informa-te dos melhores cartões SIM de cada país antes de viajares seja para onde for e escolhe sempre um plano local. E já agora, aproveita para descobrir se o teu smartphone é desbloqueado, porque se estiver vinculado a uma única rede, é caso para dizer “já foste”!
Erro 7 (já viste passou rápido e eu não meto “palha” nos textos : usar o cartão de débito ou de crédito do teu país no estrangeiro
Tens mesmo que fazer o teu cartão revolut!
Mas oh Vasco , o que é isso ?
O Revolut é uma conta online , que podes adicionar (carregar com saldo) dinheiro na tua moeda principal (normalmente em €) e depois pagar em qualquer moeda (dólares, libras, liras turcas, baht tailandês, real brasileiro etc etc)… em qualquer país. O melhor é que tudo isso é feito sem custos escondidos e sem que te sejam cobradas comissões bancárias ridículas e sempre ao melhor câmbio possível. Aprende tudo no site oficial!
Bem, chegamos ao fim, qualquer dúvida (o corretor já me estava a meter dívida, vai com calma corretor), conta comigo no instagram que a minha equipa de suporte responde às tuas dúvidas.
Ps: a equipa de suporte sou eu.
Vá, um abraço, que depois de lavar a loiça e ainda tenho que ir levar o lixo lá fora.