11 coisas essenciais a fazer antes de viajares para o estrangeiro

Bem, eu escrevi 11, mas podia ser 9 ou 14, e não escrevi 13 (excepto agora mesmo) para não dar azar, não fosse haver por aí um leitor supersticioso… basicamente quis reunir uma equipa de futebol de conselhos para a tua viagem.

1. Garante que tens um passaporte válido.

O óbvio também precisa de ser escrito, se tu tens um passaporte, verifica a validade do mesmo e se ainda tem páginas em branco. Por segurança, verifica igualmente que o passaporte não expira em menos de seis meses antes da data de regresso, isto porque alguns países não permitirão a entrada se a data de expiração do teu passaporte for inferior a 6 meses antes da data de partida.

Se ainda não tens passaporte, informa-te sobre esse processo neste site aqui – pep.pt e vai tratar disso! Imediatamente… porque sem isso nem vale a pena continuar a ler (riso nervoso).

2. Verifica os requisitos de entrada e se é preciso visto.

Já deves saber disto, ou seja, cada país tem as suas regras e requisitos de entrada, vê todas as condições aqui – portal das comunidades – assim, quando fores viajar, já irás burocraticamente preparado.

3. Pesquisa sobre o tema das vacinas

E não, não é só covid, se vais viajar para países menos desenvolvidos, nomeadamente em África, informa-te se precisas de tomar certas vacinas e outras precauções médicas!

De acordo com o site do CDC, é recomendado (caso seja necessário) tomar uma determinada vacina pelo menos 4-6 semanas antes da tua viagem. É também neste site que te deves informar sobre quais vacinas deves tomar antes de ir para qualquer país.

4. Compra um adaptador de viagem se necessário.

Cada país tem os seus próprios tipos de tomadas, voltagens, hertz e essas coisas eléctricas ( que não são de todo a minha praia, e por falar nisso acho que vou dar um salto à praia seguir), enfim, retomando o assunto, informa-te aqui neste site para saber qual o tipo de tomada de cada país e compra um adaptador universal de viagem , acredita, vais precisar…

5. Usa o cartão revolut

O revolut , muito resumidamente é um banco digital. Prometo escrever um conteúdo mais aprofundado sobre isso mais à frente.

De forma a evitar taxas extra bancárias e de câmbio, sempre que estiveres no estrangeiro e tiveres que fazer uma compra numa moeda diferente do teu país, usa o Revolut.

Quando entrares no site , vê como funciona e tenho a certeza que vais-te dar conta que é uma mais valia!

6. Avisa o teu banco dos teus planos de viagem

Se não tens revolut ou uma alternativa digital bancária, certifica-te de informar o teu banco “tradicional” sobre os teus planos de viagem e para que país irás. Caso isso não aconteça, quando eles virem cobranças estrangeiras, poderão bloquear a tua conta por suspeita de movimentações no estrangeiro indevidas que podem ser interpretadas como fraude!

7. Considera a hipótese de obter um seguro de viagem.

Isto aqui, eu deixo ao teu critério, mas dá uma vista de olhos no site da IATI e lê as vantagens de ter um seguro.

8. Escolhe bem que cartão SIM vais usar em cada país

Este é o pior erro dos viajantes… Antes de ires para algum país certifica-te de saber qual o cartão SIM que vais usar, faz a tua pesquisa prévia, e assim mal chegues a um novo aeroporto, ex: México, já vais saber qual o melhor cartão sim mexicano que queres adquirir consoante as tuas necessidades ( +Internet, prioridade para chamadas, dados ilimitados)… lá está, o plano que queres escolher fica ao teu critério. Eu escolho sempre o plano que inclui dados móveis ilimitados , caso esteja disponível.

9. Imprime o teu itinerário, dados do alojamento, voo e outras confirmações e faz uma cópia do teu passaporte.

Eu gosto de imprimir 2 cópias das confirmações do meu voo e dos detalhes da reserva e deixo sempre uma cópia a uma pessoa de confiança (no meu caso, deixo uma cópia ao meu pai) – desse modo, para além de ter tudo em papel, evito problemas se ficar sem bateria ou sem dados móveis no aeroporto, e o meu pai (a minha pessoa de confiança) tem acesso às minhas informações, tanto sobre os voos como o alojamento.

E maiiiiis, é extremamente recomendável ter tudo em papel no caso de um oficial de imigração solicitar uma cópia dos documentos.. eles às vezes são tramados e se apenas tiveres tudo no telemóvel eles não vão gostar disso…papel meus amigos e amigas, papel!

Ah, espera aí, que ainda falta outra coisa…tira uma foto e digitaliza a primeira página do teu passaporte e envia-o por email para ti próprio e guarda-o na memória do telemóvel e/ou na drive. Dessa forma, se o teu passaporte for perdido ou roubado enquanto estiveres noutro país (toquei na madeira por ti) será bem mais fácil substituí-lo.

Ps: eu também te recomendo que envies uma cópia do teu passaporte a um membro da tua família em caso de emergência.

10. Descarrega livros, filmes ou aplicações para o teu telemóvel

É uma boa ideia descarregar livros, filmes, material de leitura ou aplicações para matar o tempo nos aeroportos e durante a viagem e avião. Podes descarregar milhares de livros grátis e de forma 100% legal neste site.

11. Monta uma lista do que vais levar para a viagem para teres a certeza que não te esqueces de nada

Quando vais ao supermercado também fazes uma lista certo? Pronto, para fazer a mala/mochila também é essencial ter uma lista para saberes exactamente o que levar. Não facilites, não quero que estejas a tomar um mojito algures nas Caraíbas e que de repente penses: “caraças, esqueci-me do adaptador de viagem na gaveta em casa”, tu vê lá..

Deixe um comentário