Linkedin…não é apenas uma rede social para procurar emprego ou para descrever títulos e cargos exageradamente chiques que dão a ideia que toda a gente já “venceu na vida”, não não não, o linkedin é uma rede social que, quando bem usada pode valer-te 1 emprego (principalmente remoto), conexões profissionais úteis e potenciais clientes. Por tudo isso, espero com este guia abrir-te os olhos sobre o linkedin. E olha lá, eu sei que a tentação de ler essa notificação no telefone ou ir ao tiktok é grande, mas por amor de deus, fica aqui até ao fim que isto custa muito menos que uma aula de história do 9ºano.
Vamos lá por pontos:
1. Foto de Perfil Profissional:
Usa uma foto de alta qualidade e profissional: lembras-te quando tínhamos de ir ao fotógrafo tirar fotos para o passaporte, escola, etc etc? Pois então, também podes ir a uma daquelas lojas onde se tiram fotos “à moda antiga” para tirar uma boa foto para o teu linkedin! Quando já tiveres uma boa foto, recomendo que edites o fundo da mesma no site pfpmaker de acordo com as cores da tua empresa, por exemplo: se trabalhas no facebook, então o fundo deveria ser azul.
Por amor de Deus, evita selfies ou imagens de festas: será isto senso comum? Podia ser… mas já vi vários perfis com selfies e fotos desapropriadas para o linkedin, ora, se isto é uma rede profissional, a foto também o deve ser, tudo o resto diz apenas respeito à tua vida privada!
Sorri e mantém o contacto visual frontal na foto: “oras”, eu não sou muito de sorrir para as fotos, e na minha foto de perfil do linkedin nem estou a sorrir , mas neste caso “não olhes para o que eu faço, olha para o que eu digo” e um bom sorriso na foto poderá passar uma imagem mais positiva no teu perfil.
2. Foto de capa
A foto de capa é uma das primeiras coisas que as pessoas vão ver ao visitar o teu perfil. Ela cria a primeira impressão e deve ser profissional e atraente. Aliás, se trabalhas para uma empresa, o ideal será ver se existe alguma foto de capa que todos os trabalhadores possam usar e assim passar uma imagem uniforme e credível da empresa.
3. Título Profissional “porreiro pá”: sim, eu sei, eu brinquei com esta situação, realmente as pessoas exageram um pouco nos títulos/cargos, no entanto é algo fundamental para chamar + a atenção e demonstrar exatamente o que fazes. A minha dica é teres um título/cargo específico e incluir palavras-chave relevantes para a tua área.
Exemplo: “Especialista em Marketing Digital | Estrategista de Conteúdo | Especialista em SEO.”
4. Resumo (secção sobre)
Escrever um bom resumo no LinkedIn (na secção sobre) é fundamental para destacar as tuas experiências, habilidades e metas profissionais – o ideal é que tenha entre 90 a 150 palavras, já que a ideia é mesmo resumir quem és e o que fazes, por isso não entres em muitos detalhes nesta parte. Conta a tua história profissional de forma concisa, destacando as tuas principais realizações, habilidades e experiências relevantes. Usa palavras-chave específicas para a tua área e demonstra o teu valor para qualquer pessoa que visite o teu perfil. Enfim, o principal objetivo é criar um resumo envolvente e informativo em cerca de 90-150 palavras que capte a atenção e que mostre o teu valor como profissional.
5. O teu link do linkedin (isto dava um trocadilho):
Eu explico: por predefinição o link do teu perfil de linkedin é “feio”, então imagina que te chamas James Seaton, em vez do url do teu linkedin ser linkedin.com/pub/james-seaton7342/7864, podes alterá-lo para, por exemplo: linkedin.com/pub/james-seaton – fica mais “clean” e bonitinho!
Segue este tutorial para saberes como o podes fazer!
O ponto 5 foi apenas um pormenor, existem centenas de coisas que podes e deves fazer no teu linkedin que não cabem neste guia! Espera um pouco, que eu mais à frente já te digo mais coisinhas.
6. Experiência
Esta secção é tão importante, mas tão importante, que até vai demorar um pouco mais a escrever, aliás, mudei de ideias, vou fazer tópicos:
- Título do Cargo: Começa com o título do teu cargo na empresa.
- Nome da Empresa: Indica o nome da empresa onde trabalhaste ou trabalhas
- Período de Trabalho: Inclui a data de início e término (de experiências anteriores)
- Descrição do Cargo: Descreve as tuas responsabilidades e realizações de forma concisa e direta. Usa tópicos (como eu estou a usar agora) para facilitar a leitura.
- Destaca os teus feitos: como contribuíste para a empresa? Usa números e métricas sempre que possível para quantificar o teu impacto.
- Demonstra as tuas Habilidades: Destaca as habilidades que desenvolveste noc cargo
- Palavras-chave: Inclui palavras-chave relevantes para a tua área de atuação para aumentar a visibilidade do seu perfil.
- Recursos Adicionais: Se tiveres portfólio, projetos ou links relevantes, adiciona-os na secção correspondente.
7. Competências
Adicionar competências no LinkedIn é fundamental, pois elas funcionam como palavras-chave que ajudam a identificar as tuas habilidades e competências profissionais. Isso torna o teu perfil mais atraente para recrutadores e melhora a tua visibilidade na plataforma. Ter uma lista de competências relevantes destaca e valida a tua experiência e “expertise”, permitindo que outros profissionais reconheçam as tuas qualificações. Pede aos teus colegas e ex-colegas que te recomendem as “competências” que adicionares no teu perfil, e desse modo, elas ganham mais credibilidade. Aaaa, mas não aldrabes, não coloques competência em “mandarim” ou “SEO” se não percebes nada disso, ok? Só coisas que dominas!
Ps à parte: além das competências deves igualmente adicionar os idiomas que dominas no teu perfil, aliás podes adicionar várias secções consoante o que achares relevante, vê como aqui.
8. Recomendações
Pede recomendações a colegas de trabalho, clientes, enfim, a pessoas com as quais lidaste e ficaram satisfeitas com o teu trabalho/contribuições profissionais. E aqui entra o princípio da reciprocidade, ou seja, a melhor forma de receber recomendações, é igualmente escrever recomendações para outras pessoas – mas sem entrar na onda de “dar graxa”, ok!?
9. Extras porque não cabe tudo e haveria muito mais a falar
Aprende a procurar emprego pelo linkedin – existem milhares de ofertas de emprego e filtros que podes aplicar para encontrares a tua vaga ideal – felizmente tens centenas de artigos e vídeos que te ensinam a fazer isso, incluindo o meu curso “trabalho remoto”, clica aqui para dares uma vista de olhos!
Cria conteúdo! – já deves ter visto muita gente a criar conteúdo no linkedin, quer seja sobre a sua empresa, negócio ou em como x ou y pode ser útil. Já viste que ótima forma de ganhares visibilidade nesta rede e, principalmente notoriedade dentro da tua empresa? E hoje em dia, com plataformas como o canva é bastante fácil, grátis e acessível criar conteúdo.
Conexões de Qualidade: Conecta-te com colegas, amigos e pessoas do teu setor, ou seja “adiciona como amigo” em linguagem “facebookiana” mas aplicado ao linkedin. Ah, mas não cliques simplesmente onde diz “conectar”, personaliza os convites de conexão sempre que possível, ou seja, envia uma mini mensagem, dá aquele teu” toque pessoal”.
Emprego: o pessoal dos recursos humanos responsável por contratações está no linkedin, logo, um bom perfil será uma “excelente montra” caso recebas a visita de algum “caça talentos”, quem sabe, até podes vir a receber propostas sem necessidade de enviar candidaturas!
Bem, haveria muito mais a falar, mas eu não já não tenho tempo..está prestes a chover e tenho que tirar a roupa do estendal… prioridades, mas antes, se quiseres aprender a fundo sobre o linkedin e de preferência em inglês , usa estes termos de pesquisa no google:
- “LinkedIn profile tips”
- “Optimizing your LinkedIn profile”
- “LinkedIn profile best practices”
- “Creating a strong LinkedIn profile”
- “LinkedIn profile optimization”
- “LinkedIn profile improvement”
- “Building a professional LinkedIn profile”
- “LinkedIn profile makeover”
- “LinkedIn profile guide”
- “Enhancing your LinkedIn presence”
- “Maximizing your LinkedIn profile”
- “LinkedIn profile development”
- “LinkedIn headline tips”
- “Summary for LinkedIn profile”
- “LinkedIn photo guidelines”
Ah, voltei para avisar que a roupa não se molhou! Vou embora. Xau (sem fazer publicidade ao detergente)…