Tu deves estar aí a pensar “caramba até existe um cadeado ou aloquete (como se diz na minha terra) próprio para viajar?
Por exemplo, se estiveres a viajar especificamente para os Estados Unidos, ou se tiveres uma escala ou stopover por lá, é altamente recomendável usares um cadeado TSA.
Olha, a minha prima de “lesboa” (como eles falam por lá) ofereceu-me este cadeado no Natal e desde então tem sido um companheiro de viagem fiel.
Pronto, já chega de conversa fiada, vamos lá falar disto do TSA.
TSA – o que significa? – Transport Security Administration (TSA)
A TSA é uma organização norte-americana que tem como principal objetivo a preservação da segurança nos aeroportos dos Estados Unidos.
O órgão foi estabelecido após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e digamos que este acontecimento, marcou um antes e um depois na forma como as autoridades norte-americanas encaravam e agora encaram a segurança nos aeroportos, não só nos EUA, mas serviu de inspiração um pouco por todo o mundo.
Após o maior ataque terrorista da história dos Estados Unidos, a TSA foi criada para impedir ataques similares, com o objetivo de evitar que os passageiros embarquem com objetos suspeitos e ilegais.
Ok, e o que é que isso tem a ver com esse cadeado especial TSA?
Nos Estados Unidos, por norma, 2 em cada 10 malas (bagagem de porão) são escolhidas aleatoriamente nos aeroportos, a fim de realizar inspeções completas das mesmas. Isto é um procedimento obrigatório desde os ataques de 11 de Setembro de 2001.
Exatamente, por isso mesmo, se a tua mala estiver trancada ou tiver um cadeado normal (não TSA), as autoridades podem partir e cortá-la (por lei), se acharem necessário, para efetuar a inspeção da mesma, e não adianta depois reclamares de danos, porque segundo a legislação vigente, eles estão 100% à vontade para o fazer nos EUA.
“OUBE LÁ”, já entendeste agora a importância de usar cadeados TSA. Este tipo de cadeado é aprovado pela Agência de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos!
Está bem, mas ainda não entendi a diferença do TSA vs cadeado normal! Calma vou explicar.
Os cadeados TSA são os únicos que podem ser abertos pelos funcionários aduaneiros nos aeroportos norte-americanos com uma chave mestre (que só eles têm), evitando assim danos na tua bagagem de porão, porque não vai ser necessário forçar abertura nenhuma, capiche?
Ou seja, com uma chave mestra, os funcionários do TSA no aeroporto conseguem abrir a mala sem danificá-la. Após a inspeção, colocam uma notificação no interior da bagagem e fecham-na normalmente, mantendo o cadeado intacto e em pleno funcionamento. Ma-ra-vi-lha, e tudo isso porque tens um cadeado todo xpto.
Se a tua mala (bagagem de porão) for aleatoriamente escolhida para ser inspecionada nos EUA, só te vais dar conta que ela foi inspecionada, quando chegares ao teu destino final e descobrires que dentro da tua mala estará um aviso das autoridades, declarando que por lei, foi inspecionada (desculpa lá a repetição desta palavra).Vê um exemplo aqui em baixo.
Então é perigoso viajar sem um cadeado TSA?
Na minha opinião, é perigoso (em geral viajar sem cadeado), porque possibilita que a tua bagagem (de porão) seja aberta por qualquer pessoa, principalmente por funcionários mal-intencionados do aeroporto, que infelizmente tem vindo a acontecer…É claro que um cadeado, dificulta esse processo…
Além disso, nos EUA se virem um cadeado TSA, isso pode dissuadir a abertura da bagagem, porque cada abertura requer um formulário oficial como podes ver na imagem acima.
E viajar sem nenhum tipo de cadeado, também NÃO é de todo recomendável, como deves calcular!
Onde podes comprar um cadeado desses, perguntas tu em voz alta?
Se escreveres no google “cadeados TSA” verás centenas de opções. Em Portugal, podes comprar nas lojas da decatlhon , na Sport Zone, no site do trekkinn, ou em qualquer outra loja online que encontres e que seja do teu agrado!
Lembra-te que o cadeado tem que dizer algo “ TSA Travel Sentry® Approved”.
Mas então são obrigatórios nos Estados Unidos ou em todo o mundo?
Estados Unidos da América – não, não é obrigatório ter um cadeado de bagagem aprovado pelo TSA na tua mala para poderes voar. Podes utilizar um cadeado qualquer, MAS se a tua fechadura não for aprovada pelo TSA, os funcionários do aeroporto podem revistar a tua bagagem, e como te disse antes, com todo o direito de a cortar e forçar a abertura da mesma.
Resto do mundo – Ao contrário do que acontece nos EUA, no resto dos países (por norma) não terão uma chave mestre para abrir as fechaduras TSA. Então, se fosse necessário abrir a tua bagagem teriam que a cortar ou abrir “à bruta”. Mas tem calma, que é muito improvável que as tuas malas sejam abertas, a menos que estejas a transportar coisas suspeitas (espero que não né). E verdade seja dita, dificilmente encontrarás funcionários tão picuinhas por esse mundo forma como nos Estados Unidos, mas isso é tema para outro artigo.
Conclusão e opinião final – se vais viajar , principalmente para os Estados Unidos , então mais vale ter um cadeado TSA, ponto final e fim de conversa. Quanto ao resto do mundo, um cadeado é sempre um cadeado e podes ter a certeza que qualquer bom funcionário de aeroporto reconhece um cadeado TSA e se o usares qualquer trabalhador aeroportuário vai pensar: “olha este é fino, segue o Vasco Monteiro nas redes sociais de certeza”.
Se chegaste até aqui manda-me mensagem no instagram e escreve “tsa” para eu saber que leste tudinho!