Como encontrar um trabalho remoto?

Trabalho remoto: tanto serve para trabalhares de pijama em casa e dar uns puns à vontade, como para viajar por esse mundo fora, e nesse caso já poderias entrar na categoria de “nómada digital”. Eu trabalho remoto mesmo a 100%, ou seja, a empresa para a qual eu trabalho nem sequer tem escritório! Que maravilhaaaaa. Bem, hoje vou escrever um artigo (bem resumido) sobre como podes encontrar um trabalho remoto, ou pelo menos como te podes preparar para maximizares a tua chance de o encontrar!

1 – Sites e fontes para encontrares um trabalho remoto

O mundo digital está cheio de sites de trabalho remoto, basta uma pesquisa no google com as palavras chave certas para encontrares centenas de oportunidades. Queres ver alguns exemplos? Claro que queres:

Remote.co: Este site oferece uma vasta gama de empregos remotos em diferentes áreas, desde marketing e vendas até desenvolvimento de software e apoio ao cliente.

We Work Remotely: Especializado em listagens de trabalho remoto, o We Work Remotely oferece oportunidades em design, programação, escrita, marketing e muito mais.

FlexJobs: Este site é conhecido por fornecer listas de trabalho flexíveis, incluindo trabalho remoto em tempo integral, meio período e freelancers. Eles também garantem que todas as oportunidades são legítimas e de alta qualidade.

Remote OK: Um portal popular que lista oportunidades de trabalho remoto em várias áreas, incluindo desenvolvimento web, design, suporte ao cliente e muito mais.

LinkedIn: esta rede social é uma excelente ferramenta para encontrares oportunidades de trabalho remoto. Basta utilizar os filtros de pesquisa avançada para encontrar empregos remotos que se adequem às tuas habilidades e interesses, além disso, podes e deves conectar-te e falar com o pessoal dos recursos humanos que trabalham nas empresas onde tu queres trabalhar.

Só um à parte –  os 2 sites que vais ver já a seguir, não são para empregos “normais” (9-5) mas sim para freelancers:

Upwork: Se estiveres interessado em trabalhar como freelancer, o Upwork é uma plataforma incrível, onde podes encontrar uma variedade de trabalhos remotos em áreas como redação, design, desenvolvimento de software, e muito mais.

Freelancer: Outra plataforma popular para freelancers, o Freelancer oferece uma ampla gama de projetos remotos em áreas como programação, design gráfico, marketing digital e redação.

nota: não meti os links para te obrigar a copiar os nomes do sites no Google e seres pro ativa – “deixa-te de tretas Vasco, tu tiveste foi preguiça de colocar os links” – confirmo a veracidade da segunda opção (a rir de nervoso)…

Oh pá, estes são apenas alguns exemplos, lembra-te que há muitos outros sites onde podes encontrar oportunidades de trabalho remoto. Não te esqueças de verificar a credibilidade e reputação dos sites/empresas antes de te candidatares a qualquer vaga – lê reviews, avaliações, feedbacks, vai ao glassdor, vê o perfil de cada empresa no linkedin, enfim, garante a 101% que a empresa é legítima, para “driblares” ofertas de emprego falsas ou que sejam scams…Já sabes: pesquisa mesmo a fundo para teres toda a informação possível.

2. Redes de contactos e falar com a pessoa “certa

Certo dia li uma frase que me ficou na cabeça “um contacto certo vale mais que dinheiro”, e isto é tão, mas tão verdade – basta conhecer uma pessoa “chave” e isso pode valer-te um “referral” para um trabalho remoto, não é bem uma “cunha” porque isso seria tirar-te o mérito, mas é como ir a atrás de uma cunha meritocrática – acabei de inventar isto agora…

Olha, quer seja uma mensagem ou 1 vídeo personalizado (usa o loom para isso) que envies a alguém dos recursos humanos por email ou linkedin, fóruns online, grupos de facebook (ex : digital nomads in São Paulo), encontros offline (vê sites como meetup ou eventbrite) – enfim… tudo isso e muito mais pode colocar-te em contacto com várias pessoas que já trabalham remoto! Atreve-te a ser ousada: pergunta, arrisca , fala!! Um não já é garantido, por outro lado, o sim – só se concretiza com ação.

3. Veste o Teu Currículo a rigor

O teu currículo é o teu bilhete dourado para o mundo do trabalho remoto. Certifica-te de que está atualizado, claro e com um toque pessoal (podes usar o canva para criar e/ou atualizar o teu cv). Destaca as tuas habilidades que são essenciais para o trabalho remoto, como autonomia, capacidade de comunicação e organização. E não te esqueças de adaptar o teu currículo para cada oportunidade/empresa – um toque personalizado pode fazer toda a diferença – e quem diz currículo , diz também vídeo personalizado para a empresa x ou y, uma apresentação ousada, um plano de melhoria para a empresa… enfim…, enviar um CV hoje em dia já não é suficiente, por isso, pensa em algo que quase ninguém faz, e fá-lo tu! Foi assim que eu consegui vários empregos: a ligar para a empresa x, a enviar um vídeo de apresentação para a empresa y…. podes ter a certeza que serás lembrada!

4. Prepara-te bem para a Entrevista Online

E agora, a parte divertida (ou assustadora, dependendo do teu ponto de vista) – a entrevista. Certifica-te de que tens um espaço adequado e bem iluminado, testa a tua ligação à Internet e pratica as tuas respostas para as perguntas mais comuns. E, claro, não te esqueças de vestir uma roupa formal – pelo menos da cintura para cima! Paaaa, é mesmo importante mostrares que tens um bom ambiente de trabalho, visto que será exatamente aí que vais desempenhar o teu próximo emprego (estou a torcer por ti)!

5. Otimiza o teu linkedin

Olha, tens aqui um artigo que escrevi exclusivamente sobre isso.

6. Inglês, tens que saber inglês

Sem inglês, esquece lá isso do trabalho remoto… sim há exceções, mas não vivemos disso. Lê este artigo para melhores e otimizares o teu inglês.

Ps: eu todo feliz por não ter que escrever mais nada sobre isto porque já tinha a “papinha toda feita” anteriormente.

7. Se já tens linkedin, faz coisas por lá

Coisas? Sim, vou explicar:

Participa em grupos e fóruns relacionados à tua área de interesse, interage com profissionais da indústria e partilha o teu conhecimento e experiência. Muitos recrutadores procuram ativamente talentos através do linkedin, e uma conexão certa pode levar-te a uma oportunidade que nem sequer estarias a considerar.

Exemplo: Se és uma escritora freelancer à procura de trabalho remoto na área de tecnologia, podes seguir e interagir com páginas e grupos relacionados à tecnologia no LinkedIn…

Exemplo: não importa onde trabalhes , escreve textos e ou cria conteúdo relacionado com o que a tua empresa comercializa.

8. A internet é uma escola gigante

Sim, leste bem, basta abrires um separador novo para aprenderes tudo de tudo (salvo algumas exceções) – tens cursos gratuitos e pagos na udemy, class central, até no próprio youtube, freelearninglist…. enfim são fontes que nunca mais acabam… E isto é importante porque podes adquirir habilidades que depois te permitam trabalhar remoto – que vai muito além de IT e programação – existem milhares de empregos que podem ser feitos de forma remota, mas isso eu vou deixar para outro dia, que tenho que ir tirar a roupa do estendal…

Bem, se chegaste até aqui sem ir ao tiktok, os meus parabéns, a tua capacidade de concentração ainda está saudável! E olha, isto aqui é um mini artigo, é que eu tenho um curso com mais de 50 aulas e outros guias para aprenderes tudo sobre trabalho remoto – basta vires aqui e dizeres porque motivo queres fazer parte do curso!

Meu deus, estou mesmo apertado, que mania de andar a tomar chás a mais… espero ver-te por aí e boa sorte na busca de melhores oportunidades, como dizia o “outro” , “elas andam aí”, pronto vou embora que isto já está a descambar…

Deixe um comentário