Burlas, esquemas e scams mais comuns em viagem

Hey, tu aí desse lado, acredito que sejas muito boa pessoa, no entanto e “muito infelizmente” (nem sei se esta expressão existe), há milhares de pessoas mal intencionadas espalhadas pelo mundo que estão sempre prontas para te enganar, por isso vou-te demonstrar quais as burlas/scams mais comum e algumas táticas para que as possas evitar.

O mundo é um lugar bastante seguro, muito mais seguro do que as notícias te fazem acreditar, contudo há malandros em todo o lado, desde Marrocos até à Dinamarca.

Antes de continuar, vai buscar um copo de água. Já foste? Então bora lá começar!

Primeiro de tudo: nunca viajes para lado nenhum sem antes pesquisares vídeos e blogs com todos os scams que existem no país para onde vais. Pesquisando por exemplo , “travel scams in egypt”, “common scams in Paris”, “scams to be aware of in + (nome da cidade)”. Neste artigo vou partilhar contigo algumas burlas, situações e o que me vier à cabeça sobre o assunto enquanto escrevo.

A pulseira inocente

Alguém se aproxima de ti e “oferece-te” uma pulseira. Não aceites, mete as mãos nos bolsos ou nas costas e afasta-te da situação. Esta scam é comum em Roma, Paris, Florença, Barcelona e Cairo.

Sapato no chão

Esta scam é muito comum em Istambul, e eu tive a oportunidade de a presenciar ao vivo. Um sapateiro a caminhar na tua frente deixa cair o sapato, tu com a tua boa vontade vais apanhá-lo e duas coisas podem acontecer. 1 – o sapateiro vai querer limpar os teus sapatos em forma de agradecimento dizendo “no worries my friend it’s free” mas tu vais acabar por deixar gorjeta porque és boa pessoa, ou 2-enquanto te baixas para apanhar o sapato, alguém vai tentar roubar-te. Pesquisa no youtube por “shoe scam istanbul” e vais conseguir ver diversos vídeos.

Marraquexe – a capital das burlas

Esta cidade é a capital das scams e das burlas, por isso até existe um excelente documentário que revela praticamente todas, clica aqui para o veres, (mas olha lá, só depois de leres o artigo todo ehehe). Estive por lá sozinho em 2021 e foi das viagens mais desafiantes, visto que me preparou para enfrentar qualquer tentativa de scam sem problema.

Jogo dos 3 copos e 1 bola

Jogo extremamente perigoso! E porquê? Olha pensa comigo. Enquanto tu estás a tentar adivinhar onde está a bola, enquanto o burlão baralha os copos, como tens toda a energia focada nisso, serás um alvo muito fácil para qualquer ladrão que te roube por trás (que normalmente faz parte deste esquema todo).

Praga, a capital europeia das scams

Existe um canal sensacional no youtube (honest guide) onde um jovem checo expõe todas as scams em Praga entre outros assuntos.

A carteira perdida no chão

Isto é um truque psicológico. Vou-te explicar como funciona: tu vês uma carteira perdida no chão, e instintivamente vais verificar se a tua está no bolso (é um movimento inconsciente, mas tu fá-lo, acredita), há algures um burlão a observar esse teu movimento para saber exatamente onde tens a carteira, ou no bolso de trás, ou da frente (esquerda ou direita). E assim , caso ele tenha a intenção de te roubar já vai saber exatamente onde guardas a carteira. Esperteza tramada né?

Euronet (aka euroburlões)

Nunca levantes dinheiro nestas caixas que cobram comissões exorbitantes. Usa o teu cartão revolut e pesquisa neste grupo do facebook quais os melhores Atms em todo o mundo para efetuar os levantamentos.

Alguém oferece-se para te tirar uma foto

Se for uma pessoa bem intencionada, perfeito, caso contrário se a tua intuição te disser algo do género “aqui algo não bate certo”, recusa o gesto educadamente, é que pode ser alguém que quer simplesmente roubar-te a câmara/telefone.

Menu em inglês mais caro

Isto aconteceu-me na Ucrânia. Lá ia eu jantar e reparei que o menu em inglês era mais caro do que o menu em ucraniano. Obviamente que isto não é comum e ainda bem, mesmo assim, fica alerta e pede sempre o menu local e usa a câmara da app do Google tradutor para traduzir o menu.

Taxistas e sua veia gananciosa

No meu instagram tenho um vídeo que explica como não ser enganado por taxistas em cidades onde não existem apps tipo: uber, cabify, freenow etc etc. Vai ao meu instagram que está lá a explicação detalhada!

Wifi público

Ok, isto não é bem uma burla, mas quer seja em aeroportos, cafés ou restaurantes, se a rede que queres aceder não requer uma senha, então os teus dados estão expostos a pessoas mal intencionadas na mesma rede…Opta sempre por redes de wifi que requerem senha para te ligares à mesma ou então usa os dados móveis do teu telefone (deduzo que tenhas comprado um SIM local desse país). Dica extra: usa um VPN.

A mulher extremamente atraente

Uma mulher extremamente atraente vai abordar-te na rua para que possas entrar num bar, discoteca ou strip club, o problema é que esses lugares vão-te cobrar quantias exorbitantes por bebidas que custariam muito menos noutros lugares.

Outra situação: uma mulher vai-te abordar num bar e oferecer-se para ir contigo para o teu alojamento, desconfia…as coisas não são assim tão fáceis. Vê um exemplo aqui.

Dating onlne: Cuidado com perfis falsos que tentam obter os teus dados ou ter acesso ao teu alojamento para depois te roubarem ou pior… vê um exemplo aqui.

Câmbio

No geral, estuda sempre os preços e vê quanto estás a pagar no app xe currency para que nunca pagues a mais do que devias pelo desconhecimento do câmbio. Podes igualmente descarregar o app “globe tips” para saber quanto deves deixar de gorjeta em cada país.

Tem igualmente atenção ao troco que te dão nas lojas quando viajas por aí

Metros (transporte)

Os metros de grandes cidades como Madrid, São Paulo, Barcelona, Londres são tentações para ladrões, por isso guarda sempre a carteira e o telefone nos bolsos da frente e se necessário mete a mochila para a frente em vez de a usares nas costas enquanto estás dentro do metro.

Tours “memo” baratos

Se estás na rua a turistar (acho que posso usar essa palavra) e alguém te quer oferecer um tour muito barato, não vás nessa conversa. Reserva tours em páginas oficiais como Viator, getyourguide ou na receção do teu hotel ou no posto de turismo oficial da cidade, e apenas aceita alguma recomendação se esta vier de algum conhecido ou amigo local.

Estações de comboio

Nestes lugares reúnem-se todos os burlões do mundo: os que te querem vender “droga” e/ou erva falsa, alguns taxistas desonestos que te abordam por lá (caso queiras ir da estação para o teu hotel por exemplo), enfim…olhos bem abertos nas estações.

O local exageradamente simpático

Ok, a ajuda genuína é ótima, se tu precisas de ajuda também podes entrar em qualquer loja em qualquer parte do mundo para que a tua dúvida seja esclarecida, mas se alguém na rua por livre e espontânea vontade te quiser dar dicas, “ajudar-te” ou levar-te a algum lugar, então o mais provável é que essa pessoa tem segundas intenções de te vender algo ou espera alguma gorjeta da tua parte.

Fotos de hotéis no site do hotel e booking

Isto é apenas uma chamada de atenção: é óbvio que as fotos do hotel no site deles e as que eles colocam no booking (e outras plataformas) vão sair sempre bem, por isso vê também fotos dos usuários, normalmente podes ver as fotos que os clientes tiraram ao alojamento no booking (tem lá uma parte dedicada a isso), no tripadvisor, em vídeos no youtube (aqueles tours de quarto independentes) ou sê mais criativo e procura no google imagens para ver se alguém ficou no hotel onde tu queres ficar). Então já sabes, uma coisa são as fotos de quem te vende o peixe , outra, são as fotos de quem come o peixe (acho que deu para entender a analogia).

A burla do aluguer de motas

Imagina que vais a Bali e alugas uma mota, tudo ok. No fim da estadia, vais devolver a mota e é-te exigido um pagamento extra por riscos ou “amolgadelas”. Tu entregaste a mota num estado impecável! Então porquê isso? Mas enfim…já queres é ir embora e para evitar confusões pagas um extra… Como evitar isso? No momento de alugar a mota , tira fotos e faz vídeos para que não te possam apontar NADA!

Egito em geral

Este país é bastante conhecido por estar cheios de burlas e scams. Aconselho que vejas este canal para que não sejas mais uma vítima… principalmente se fores para lá de forma independente.

Em Portugal também enganam os turistas

Vou simplesmente deixar o link do artigo aqui para que vejas como funciona esta burla no Funchal.

O ajudante levantador de dinheiro (ps: inventei esta palavra)

Caramba pá, tem gente que ainda cai nisso… obviamente que se uma pessoa aleatória te quiser ajudar a levantar dinheiro num atm na rua, tu simplesmente ignoras e dizes que não precisas de ajuda.

Bebidas nas festas

Tem sempre atenção às tuas bebidas nas discotecas, porque nunca sabes se alguém pode tentar adulterar a bebida e depois roubar-te ou pior, por isso nas discotecas, vigia constantemente a tua bebida.

Pinturas no chão

Enquanto estava em Santorini reparei nisto. Então funciona assim: o vendedor tem uns quadros falsos à venda (quadros estes que estão expostos no chão), esse mesmo vendedor vai empurrar os quadros de propósito para que tu (turista, enquanto estás a apreciar a paisagem) os calques… E qual é o resultado? Como és boa pessoas, vais-te sentir com a consciência pesada e vais querer dar algum dinheiro para compensar “os danos causados”.

Souvenirs e artigos falsos em mercados locais

Infelizmente em algumas cidades (como por exemplo Marraquexe, Mumbai ou Istambul) muitos artigos que vês à venda (tapetes, pulseiras, pratos, seja o que for) é 100% falso, de origem chinesa, não é feito/fabricado localmente ou simplesmente não estás a comprar o que pensas que estás a comprar (vê este vídeo como um bom exemplo). Informa-te em fóruns online, em grupos de facebook, com locais genuínos, na receção do hote ou com o dono do teu airbnb (se ficares em airbnb) onde comprar coisas genuínas e evitar os locais onde só vão os turistas. 

Parabéns, estás agora 99% mais preparado para viajar e saber isto vai-te poupar centenas de euros e dezenas de dores de cabelça. Mas apenas 99% preparado? Se quiseres ficar 100% preparado entra no curso essencial em viagem aqui.

É tudo por hoje, e se quando estiveres a viajar por esse mundo fora detetares alguma burla, scam ou esquema, envia-me uma mensagem no instagram para eu repostar no meu story. Fui, xau xau!

Deixe um comentário