Ficar em hostéis ou hostels é uma experiência incrível, no entanto convém saber algumas coisas antes de dormires num! Eu vou-te converter num cientista de hostel e assim mesmo que nunca tenhas ficado alojado num, com as dicas deste artigo vais ficar um expert num instante!
Para mim, ficar em hostel é uma das melhores formas de viajar, já que mesmo indo sozinho(a), consegues fazer novas amizades com muita facilidade, quer seja com outros viajantes solo ou conhecendo outros grupos de viajantes!
Se decidires ficar num hostel, vou-te deixar algumas dicas úteis que já coloquei em prática das vezes que fui.
Coisas que devem transportar (daquelas mesmo essenciais) :
Uma Toalha – A maioria dos hostels não te vão dar uma toalha grátis como nos hotéis, o mais provável é que tenhas que alugar uma… O meu conselho é que leves sempre uma toalha pequena de micro fibra daquelas que secam rápido (creio que na decatlhon podes encontrar toalhas deste género).
Cadeado – Praticamente todos os hostels vão-te dar um cacifo ou um armário para que possas guardar os teus pertences, no entanto, aconselho-te que leves um cadeado com chave desde a tua casa, para que não tenhas que comprar um quando chegas ao hostel ou para que não tenhas que pagar pelo aluguer de um…
Máscara para dormir – Eu sou daquelas pessoas que simplesmente não consegue dormir com estas máscaras, contudo, aconselho o seu uso, já que nos hostels é normal certos hóspedes (sem empatia ou que estão bêbados) chegarem a meio da noite e simplesmente acenderem as luzes, ora se estiveres com uma máscara pelo menos não levas com a claridade nos olhos…
Tampões de ouvidos – Bem, e continuando a ideia que mencionei anteriormente, para além da claridade, convém ter em conta que muitos hóspedes fazem muito barulho… é fundamental compreender os dois lados da moeda: por um lado, temos os hóspedes que querem dormir bem para estarem frescos para caminhar muito e fazer turismo no dia seguinte, e por outro lado os que simplesmente estão a voltar animados de um bar, festa ou discoteca e normalmente voltam “acessos” daí acenderem a luz (tentativa falhada de fazer uma piada) ehehe.
Chinelos/havaianas – Como deves imaginar, as casas de banho, chuveiros e balneários dos hostels são usados por muita gente, portanto, nunca tomes banho descalço, opta por usares chinelos, como se estivesses no ginásio ou na piscina municipal da tua cidade.
Lanterna – Sê um hóspede empático e não ligues a luz a meio da noite…se tiveres que ir à casa de banho, arrumar a mochila ou sair do quarto, usa uma lanterna…eu sei que podes usar a do teu telemóvel, mas pessoalmente prefiro usar uma lanterna daquelas pequeninas, dá mais jeito (na minha opinião).
Como escolher a cama num hostel de forma estratégica (se puderes claro)?
Se o hostel tiver beliches, como quase todos, escolhe sempre, mas sempreeee a cama de cima. Primeiro se o beliche for frágil e partir não morres esmagado (estou a exagerar, mas se acontecer já estás prevenido…), segundo, as pessoas tendem a pousar coisas pessoais na cama de baixo, nunca na cama de cima, terceiro, em casos extremos se um hóspede chegar ao quarto “com os copos” ele não iria vomitar na cama de cima, já nada de baixo pode acontecer….
Eu não te quero assustar, estou apenas a relatar coisas que já aconteceram e a dar-te conselhos que eu coloco em prática quando fico em hostels para que não nos aconteçam a nós, nem a ti que estás a ler isto nem a mim ehehe.
Escolhe uma cama que fique longe, mas bem longe de casas de banho, portas, candeeiros, janelas ou portas (mais uma vez, se puderes claro…)
Quanto mais longe a tua cama estiver de tudo, melhor. Inevitavelmente, há sempre alguém que se levanta a meio da noite para ir à casa de banho, há sempre pessoas a entrar e a sair do quarto, o barulho da rua pode entrar pelas janelas e há sempre alguém que acende a luz de madrugada… portanto, estás a ver, estando longe da janela, casa de banho e da porta, já consegues ter uma noite mais tranquila eheh. Lembras-te quando andávamos na escola e mandavam as crianças de castigo para um canto da sala de aula ? Quero que adoptes essa mentalidade ao escolher uma cama num hostel hehehe.
Se fores mulher, escolhe um quarto só para mulheres.
Há muitas mulheres que viajam sozinhas e sentem-se desconfortáveis ao ficarem num quarto misto, é normal, portanto se fores mulher opta sempre por um quarto apenas do sexo feminino, assim ficas mais tranquila. Infelizmente tem sempre o típico “creepy” nos hostels, não queiras ficar no mesmo quarto que esse tipo de hóspede…
Mesmo que gostes de festa, evita os party hostels!
Ok, eu percebo que adoras festa, mas confia em mim, precisas de dormir bem alguma noite e num party hostel dificilmente terás 1 noite de paz. Tens festas espalhadas pela cidade, bares, discotecas, eventos… não mistures lugar de descanso com lugar de borga. O meu conselho é esse, mas faz o bem te apetecer, que já tens idade para isso…
Em conclusão, ficar em hostels vale bem a pena, pois vais conhecer pessoas de todo o mundo, poupar e ficar alojado num ambiente internacional e divertido. Bem, vais ter que tolerar coisas chatas, como ouvir roncos , barulhos à noite e luzes a serem acendidas do nada…, mas são “pequenos preços” a pagar para teres uma experiência inesquecível.
Conta com mais dicas no meu instagram @vascoomonteiro e no meu curso online. Qualquer dúvida ou sugestão, é só falar !